Um texto remete a outro para defender as ideias nele contidas ou para contestar tais ideias. Assim, para se defnir diante de determinado assunto, o autor do texto leva em consideração as ideias de outros “autores” e com eles dialoga no seu texto. Acima, temos esse diálogo entre elementos da conhecida criação de Matt Groening, os Simpsons, e a obra A persistência da memória, de Salvador Dalí.Pode-se identifcar, nesse processo de intertextualidade, um caso de paródia. paráfrase. citação. cópia. plágio.
Anexos:
Respostas
respondido por:
6
Quando um texto remete legitimamente a outro (como no exemplo) acontece a intertextualidade, que pode se dar tanto com uma paráfrase, uma paródia ou uma simples citação.
A paráfrase acontece quando a mensagem original do texto é preservada, quando não muda a intenção da obra "citada", e a paródia ocorre quando há uma perversão da mensagem, que é transformada em outra.
No caso em questão a mensagem não foi pervertida, pois a obra de Groening, o criador dos Simpsons, transmite a mesma ideia que a de Dalí.
É correta a alternativa B.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás