em algumas cidades brasileiras existem sensores no pavimento das ruas, espaçados a intervalos predeterminados, que, pressionados sucessivamente pelas rodas de um veiculo, permitem avaliara velocidade dele e, estiver acima do permitido, fotografá-lo. Algumas pessoas chamam esse dispositivo de " radar" Explique por que essa denominação nao esta correta.
Respostas
Olá,
Em parte das cidades brasileiras existem sensores no pavimento das ruas, que conseguem medir a velocidade dos carros. Entretanto, esses dispositivos são chamados pelas pessoas de "radares", o que está errado, porque o radar é um tipo de dispositivo capaz de emitir ondas, sendo que ao retornarem, o dispositivo consegue realizar um cálculo da velocidade.
O dispositivo citado no testo fica na pavimentação das ruas e não emite essas ondas, e por isso não pode ser chamado de radar. Trata-se, na verdade, de um dispositivo de pressão.
Espero ter ajudado!
Resposta:
O nome “radar” designa um aparelho que emite feixes de ondas eletromagnéticas (micro-ondas, geralmente), capta esses feixes quando retornam após reflexão em um objeto e, analisando o tempo gasto no percurso de ida e volta, determina a posição e/ou a velocidade do objeto.
Espero ter ajudado!