Respostas
Já procurando em entender esse fenômeno natural, varios filósofos e economista fizeram grandes pesquisa com base nela. No século XVII o professor, filósofo e economista, Adam smithe, publicou em sua grande obra e marco teórico liberal, a riqueza das nações, publicou a famosa teoria da mão invisível do mercado, dizendo assim que o mercado se auto-regulava sem intervenção estatal.
Alguns anos mais tardes outro filósofos foram total divergentes a teoria de adam smithe, como Karl Marx, criando assim varias críticas severas ao liberalismo e a pensamentos de adam, sobre as leis de oferta e demanda.
Entretanto, mesmo sendo divergente ou convergente a ideia de adam, ela foi bem elabora e continua sendo bastante estuda por economistas desde marxistas, keynesianos e pensadores da escola austríaca e da escola de chigaco.
Oferta e demanda são as duas forças que garantem o funcionamento de um mercado, determinando preços e a quantidade de produtos oferecidos. No meu entender a oferta trata se de quantidade de um produto ou serviço disponibilizado no mercado para a compra durante um certo período ou naquele momento. Já denominação para demanda podemos dizer está ligado diretamente ao consumidor, ou seja, quantidade de bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir ou procuram por um determinado preço estipulado pelo mercado.
Observa-se as relações entre ambos são constantes, podemos dizer que há períodos em que a Oferta de um bem ou serviço excede e a demanda diminui, a tendência é de seu preço cair. E já ao contrario quando a Demanda passa ser superior a oferta a tendência aumentar o preço do produto ou serviço. Podemos ainda citar essa relação de variações chamando de elasticidade preço da demanda, aonde quando obtemos razão entre ambos, calculada como uma variação percentual na quantidade demandada—ou ofertada—dividida pela variação percentual no preço.
Quando a elasticidade elástica, é maior que um é porque o preço aumentou e a demanda diminui; quanto inelástica ou oferta inelástica, é quando a elasticidade é menor do que um, indicando baixa capacidade de resposta às mudanças de preços, a demanda diminui muito pouco; elasticidade unitária indica uma resposta proporcional de demanda ou oferta.
Essas variações são bem demonstradas através de gráficos e cálculos, que para estudo de competitividade são grande importância.