A religiosidade católico-cristã cultivada no contexto da Contrarreforma manisfesta-se em diversos poemas barrocos por meio de uma linguagem ornamentada, repleta de imagens.
A) Na primeira estrofe do texto 1, o que o eu lirico declara a Jesus? Comprove sua resposta.
B) Nessa estrofe, a cruz, importante símbolo do cristianismo, é retratada por meio de uma figura de linguagem. Identifique e explique essa figura.
C) No quarto verso dessa estrofe, o eu lirico finaliza com uma figura de linguagem a declaração que faz Jesus. Qual é essa figura? Que efeito de sentido ela produz na primeira estrofe?
Respostas
Olá!!
Segue as respostas:
A) O eu-lírico do poema expressa que irá obedecer e também ter fé em Deus durante o resto da sua vida. Podemos perceber isso nos seguintes versos: "Meu Deus, que estais pendente de um madeiro,/ Em cuja lei protesto de viver,/ Em cuja santa lei hei de morrer".
B) A figura de linguagem utilizada é a chamada de metonímia. A palavra que faz esse efeito é o termo "madeiro" que está relacionado a cruz, pois o objeto é feito de madeira. Então podemos perceber que existe uma troca da matéria em relação ao próprio objeto.
C) A figura de linguagem utilizada é a gradação. O efeito que produz é que os termos como constante, animoso, inteiro e firme estão salientado aquilo que foi dito na primeira estrofe, ou seja, a obediência e também a fé que o eu-lírico declarou a Deus.
Espero ter ajudado! Bons Estudos!
Resposta:
a) Na primeira estrofe, o eu-lírico declara seu amor, sua fé e sua obediência a Deus.
O seguinte trecho comprova isso: "Meu Deus, que estais pendente de um madeiro,/ Em cuja lei protesto de viver,/ Em cuja santa lei hei de morrer.
b) A figura de linguagem é a metonímia, pois madeiro foi usado para se referir à cruz (a matéria está no lugar do objeto).
c) A figura de linguagem é a gradação, que ocorre através dos termos animoso, constante, firme e inteiro.
Esses adjetivos reafirmam e enfatizam, de modo crescente, a devoção, a fé e a obediência do eu-lírico a Deus.