• Matéria: Pedagogia
  • Autor: ELIS38
  • Perguntado 8 anos atrás

Unidade 4 - Educação e Reprodução
por Marcio Gutuzo Saviani 14 horas atrás

A disciplina de Sociologia da Educação visa compreender a complexa relação entre Sociedade e Educação. Ao longo desta Unidade 4, através dos fundamentos teóricos e os métodos de trabalho de Foucault e Bourdieu, os fenômenos educacionais puderam ser problematizados e analisados detalhadamente, de modo a se reconhecê-los como objetos de estudo repleto de nuances e particularidades, que estão em constante relação com a totalidade social.

Bourdieu afirma que o capital cultural estaria vinculado aos saberes e gostos dos indivíduos. Para ele, o gosto cultural e os estilos de vida da burguesia, das camadas médias e do operariado, ou seja, as maneiras de se relacionar com as práticas da cultura desses sujeitos, estão profundamente marcadas pelas trajetórias sociais vividas por cada um deles. Os aspectos culturais auxiliavam a sustentação dos privilégios de alguns poucos e dos processos de dominação e “resignação” de cada sujeito ao grupo que lhe fora destinado desde o nascimento.

Para refletir sobre os conceitos propostos por Bourdieu, vamos usar como exemplo o sistema de cotas. Também chamada de ação afirmativa, é uma forma de reservar vagas para determinados grupos. O sistema de cotas foi criado para dar acesso a negros, índios, deficientes, estudantes de escola pública e de baixa renda em universidades, concursos públicos e mercado de trabalho. A política de cotas nas universidades é o melhor exemplo desse sistema no Brasil. As medidas de cotas raciais e cotas sociais implantadas pelo governo ajudam no acesso de certos grupos na concorrência com o resto da população. É um caminho visto por alguns como a redução da exclusão e visto por outros como uma segunda forma de discriminação.

Você é contra ou a favor o sistema de cotas? Justifique sua resposta.

Respostas

respondido por: Danas
5

Olá!

Sou a favor.

O sistema de cotas permite que as pessoas que sofrem até os dias de hoje com as injustiças do passado, possam ingressar no ensino superior ou em um órgão público para trabalhar.

As pessoas na sociedade atual, não estão em pé de igualdade, mesmo que ambos tenham a mesma capacidade, nem todas possuem as mesmas oportunidades, enquanto um branco de família rica pode estudar em cursinhos e colégios particulares, o pobre não consegue.

É comum que estudantes pobres tenham que trabalhar e estudar ao mesmo tempo para ajudar a família, exigir que esse indivíduo tenha o mesmo desempenho de uma pessoa com melhores condições de vida é exigir o impossível.


Perguntas similares