A Teoria do Desenvolvimento Organizacional é o desdobramento prático e operacional a Teoria Comportamental. A Abordagem Contingencial salienta que não se alcança a eficácia organizacional seguindo um único e exclusivo modelo organizacional, ou seja, não existe uma forma única e melhor para organizar no sentido de se alcançar os objetivos variados das organizações dentro de um ambiente também variado. Com essas informações discorra sobre a maneira como essas duas teorias podem contribuir para o desenvolvimento das organizações contemporâneas e comente uma resposta de um colega seu.

Respostas

respondido por: thaynnaba
16

Olá

A teoria do Desenvolvimento Organizacional pode se concebido, nas palavras dos teóricos French e Bell, como um "esforço de longo prazo, apoiado pela alta direção, no sentido de melhorar os processos de resolução de problemas de renovação organizacional, particularmente por meio de um eficaz e colaborativo diagnóstico e administração da cultura organizacional - com ênfase especial nas equipes formais de trabalho, equipes temporárias e cultura intergrupal - com a assistência de um consultor-facilitador e a utilização da teoria e da tecnologia das ciências comportamentais, incluindo ação e pesquisa"

Essa teoria possui diversas características, dentre elas a abordagem contingencial que pode ser entendido como uma organização diversificada para cada segmento de um empresa. Por exemplo, no estoque exitem diversas maneiras de organizar que podem varias conforme a política de custos da empresa. A etapas do planejamento também são outro exemplo disso, já que seguem parâmetros próprios. Logo, é de suma importância o conhecimento acerca dessas abordagens de organização.

Espero ter ajudado!


Natylustosa: obrigado
Perguntas similares