No médio curso do rio Uaupés, um afluente do rio Negro, noroeste da amazônia, localiza-se uma cachoeira chamada Ipanoré. Na laje desta cachoeira existe um buraco. Para os indígenas desta região, foi deste buraco que toda a humanidade emergiu. Isto mesmo. Para os grupos da família tukano oriental esta cachoeira é um local extremamente importante, pois remete à própria história de surgimento de todos os povos (Andrello 2006). Com base no exposto, considere as seguintes asserções e a relação entre elas: I - Se os não indígenas tendem a compreender os territórios em termos de limites físicos, recursos naturais e potencial econômico, alguns indígenas podem compreender os territórios a partir de outros elementos. PORQUE II - Para os grupos da família tukano oriental (Tukano, Desana, Pira Tapuia, Tuyuka, Makuna, entre outros), por exemplo, os espaços são concebidos enquanto lugares que carregam potências de vida. A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Resposta: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a asserção II não é uma justificativa da proposição I.
Respostas
Olá, amigo(a)!
Ambas as proposições são verdadeiras, pois demonstram o caráter cultural e etnográfico daqueles grupos indígenas. A noção de territorialidade e pertencimento local fica presente quando no enunciado da questão se demonstra a característica do reconhecimento do local, compreendendo a forma como este se relaciona com a vida e com a obtenção de recursos.
As alternativas são verdadeiras, porém elas não se relacionam enquanto justificativas uma da outra. A primeira asserção diz respeito á forma como os indígenas se relacionam com a questão territorial, enquanto a segunda diz respeito da concepção cultural dos locais para os indígenas.
Espero ter ajudado!
Boa sorte!
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a asserção II não é uma justificativa da proposição I.