Respostas
Resposta:
O mundo gira ao redor do seu amigo tóxico. Não importa o que esteja acontecendo com você ou com o mundo, ele dá um jeito de falar sobre ele mesmo. As suas emoções, decepções e vitórias não o comovem. Quando a arrogância é exacerbada, ele pode até interromper assuntos para falar sobre algo do seu interesse.
Explicação:
Amizades tóxicas são laços que cultivamos que nos fazem mal. Os amigos tóxicos fingem querer o nosso bem e podem até demonstrar afeto ou oferecer ajuda em momentos de necessidade, mas possuem segundas intenções em relação à amizade.
Elas não precisam estar necessariamente ligadas a um ganho material ou financeiro, como se costuma pensar de pessoas aproveitadoras. O benefício (para elas) pode ser inteiramente emocional.
Pessoas tóxicas normalmente precisam de alguém para descarregar a sua alta carga de emoções complicadas e contraditórias e, por isso, dão um jeito de manter a pessoa que o amigo tóxico é uma espécie de “parasita” emocional, se alimentando do estresse que causa ao outro.
Não é fácil identificar amizades tóxicas.
Muitas vezes, gostamos de dar o benefício da dúvida para as pessoas e conviver mais com elas antes de fazer julgamentos. Assim, podemos relevar vários comportamentos negativos para preservar a amizade e, de certa forma, para não nos causar peso na consciência.
Além do mais, amigos tóxicos tendem a agir sorrateiramente. São raros os casos em que amizades assim resultam em agressões físicas, brigas ou quaisquer interações violentas. Na verdade, essas pessoas tendem a focar mais em suas inseguranças e medos para tirar proveito de situações que lhe deixam para baixo.
As amizades tóxicas têm impacto considerável em seu bem-estar e estado de humor. Partilhar o seu tempo e energia com pessoas que não se importam com os seus sentimentos eventualmente vai afetar a sua saúde emocional e física.
As artimanhas do amigo tóxico podem fazer você se sentir solitário, inseguro, estressado e psicologicamente esgotado. Esses sentimentos não são passageiros. Enquanto o laço estiver estabelecido, você se sentirá assim e ainda poderá ter a sua autoestima e autoconfiança afetadas.
Este costuma ser o principal objetivo do amigo tóxico. Quanto mais ele ou ela afetar a sua autoimagem, fazendo você se sentir mal consigo mesmo, mais fácil será para ele se destacar ao seu lado, conseguir atenção das pessoas e mostrar aos demais que é superior.
Como os amigos tóxicos sempre precisam diminuir alguém para sentirem-se bem, essas amizades costumam seguir um padrão de maus-tratos e tentativas de reconciliação. É assim que pessoas tóxicas conseguem manter pessoas vulneráveis por perto. As reconciliações, no entanto, são mais sobre os sentimentos e as necessidades deles.
Amizades tóxicas não fazem você se sentir bem. Elas apontam as suas falhas e relembram os seus erros, além de atacar as suas inseguranças. Quando você conta uma novidade ou uma conquista, eles reagem com falta de ânimo para diminuir a sua felicidade
Amigos tóxicos falam de você por suas costas e contam os seus segredos, mesmo quando você pede discrição. Às vezes, eles até falam bem de suas desavenças para irritá-lo. Além disso, podem usá-lo para descobrir sobre outras pessoas e espalhar fofocas.