carta de marcos bagno para a revista veja 1-nos textos argumentativos, é preciso reconhecer a tese (ponto de vista), bem como os tipos de argumentos e ainda reconhecer se esses argumentos utilizados no texto sao bem fundementados, consistentes. O primeiro paragrafo contem a tese a ser desenvolvida no decorrer do texto. Qual é essa tese? 2-por norma, os argumentos servem principalmente para provar alguma coisa, como um ponto de vista, uma decisao ou ideia. de acordo com marcos bagno, o que seria um argumento consistente? 3- observe que o autor faz varias citaçoes no decorrer de seu texto. qual e a funçao dessas citaçoes? 4- qual seria a estrategia de pasquale, segundo marcos bagno, para a falta de argumentos consistentes? 5-qual e a variaçao linguistica predominante no texto? 6-identifique no texto e transcreva algumas marcas de interlocuçao, ou seja, dialogos, conversa, perguntas, vocativos etc. que marcam o remetente( locutor) e o destinatario (INTERLOCUTOS) da carta?
Respostas
Resposta:
Olá,
1- A tese a ser desenvolvida no decorrer deste texto argumentativo é que a linguística e o uso da linguagem não deve ser impregnado de superstições, mitos e estereótipos mas sim ser vista como algo que é popular, do povo.
2- Um argumento consistente seria baseado na reflexão teórica e na experiência conjunta de muitas pessoas que há anos se dedicam ao estudo e ao ensino da língua portuguesa no Brasil.
3- As citações em um texto argumentativo servem para corroborar a tese do texto ou para exemplificar idéias que o autor deseja combater.
4- Segundo o autor Marcos Bagno, o Professor Pasquale opta por sempre retrucar com arrogância, prepotência, grosserias e ataques pessoais na falta de argumentos embasados.
5- Como exemplo de variação linguística, o autor opta por usar uma linguagem popular em oposição à linguagem culta.
6- Aqui estão alguns exemplos de marcas de interlocução presentes no texto analisado
“ Ora, que língua culta é essa que supostamente rejeita essas construções?”
“ Será a língua dos nossos grandes escritores, que sempre serviu de material para o trabalho dos gramáticos normativistas?”
Explicação:
O autor Marcos Bagno é conhecido pelo seu trabalho acadêmico e livros escritos para impulsionar a popularização da língua, nesse texto podemos acompanhar enquanto ele constrói sua tese de que a linguá portuguesa é plural e que não há apenas uma maneira de escrever e falar, isso se chama variação linguística. O autor busca neste texto argumentativo contrapor ás idéias de intelectuais que acreditam que o ensino precisa ser elitizado e engessado, para isso ele usa de várias marcas de interlocução.
Veja também: https://brainly.com.br/tarefa/5530287
Grande Abraço