“A vantagem de custo é um dos dois tipos de vantagem competitiva que uma empresa pode possuir. O custo é também de importância vital para a estratégia de diferenciação porque o diferenciador deve manter o custo próximo da concorrência. Os administradores reconhecem a importância dos custos e é comum conter nos planejamentos estratégicos ações de liderança em custos ou de redução dos custos.”
Fonte: PORTER, M. E. Vantagem Competitiva: Criando e sustentando um desempenho superior. 16. ed. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1989, p. 57.
O controle sistemático de custos é fundamental para o desenvolvimento, crescimento, manutenção e sobrevivência da empresa. Considerando a busca pela vantagem competitiva e sobre os principais métodos de custeio, julgue os itens a seguir.
I – O Ponto de Equilíbrio é a quantidade de produtos que iguala as receitas totais aos custos totais, possibilitando que a empresa obtenha um lucro positivo neste ponto.
II – Um dos fatores que fundamenta o surgimento do Custeio Direto é o grande conhecimento sobre a alocação precisa dos Custos Variáveis e Diretos.
III – O Custeio Variável é voltado para criação de informação gerencial, diferente do ABC que objetiva a criação de informação para o fisco.
IV – Os Direcionadores de Custos são denominados de Medidas de Atividade e a finalidade principal é de ser o fundamento de alocação dos Custos Indiretos.
V – A diferença entre o preço de venda e os custos variáveis resulta na margem de contribuição percentual e quando utilizada no cálculo do ponto de equilíbrio resulta na receita total de equilíbrio.
Agora, assinale a alternativa correta.
a.
Estão corretos os itens II e IV.
b.
Estão corretos os itens I, II e IV.
c.
Estão corretos os itens I, III e IV.
d.
Estão corretos os itens II, III e IV.
e.
Estão corretos os itens III, IV e V.
Respostas
Olá, tudo bem?
Alternativa a) Estão corretos os itens II e IV.
I – Incorreto, pois no Ponto de Equilíbrio as receitas totais igualam-se aos custos totais, de modo que a empresa, nesse ponto, não possui nem lucro e nem prejuízo.
II – Correto - Pois, nesse sistema de custeio são alocados aos produtos somente os custos variáveis de fabricação, tanto diretos e indiretos, logo a alocação é mais precisa do que em sistemas de custeio em que se utiliza técnicas de rateio.
III – Incorreto, pois tanto o Custeio Variável quanto o ABC possuem finalidade gerencial, já que o fisco e a legislação societária aceitam somente o Custeio por Absorção.
IV – Correto - Os Direcionadores de Custos são utilizados no sistema de custeio ABC em dois estágios: 1º alocação para as atividades e 2º alocação para produtos e serviços.
V – Incorreta - Pois, a margem de contribuição utilizada no cálculo do ponto de equilíbrio resulta na quantia de unidades a ser vendida a fim de que a empresa não tenha nem lucro e nem prejuízo.
Espero ter ajudado =D
Resposta:
Letra A - II e IV
Explicação:
A resposta do colega acima está incorreta pois, o Ponto de Equilíbrio é a quantidade que iguala receitas totais aos custos totais sendo que neste ponto o lucro é igual a zero. O Custeio Variável, assim como o ABC, produz informações gerenciais. A diferença entre preço e custo variável resulta na margem de contribuição e quando usada no cálculo do ponto de equilíbrio resulta na quantidade de equilíbrio.