• Matéria: Pedagogia
  • Autor: mandykarollynepdzo2t
  • Perguntado 7 anos atrás

Modificar o vínculo da Educação Infantil de assistencial para “educativo” significava colocar em pauta várias questões que iam muito além dos aspectos de legislação. Em 1947, surgiu o primeiro decreto relativo à educação infantil, chamado de Consolidação das Leis de Ensino, que tratava das escolas maternais e dos jardins de infância. Esse decreto orientou o ensino pré-escolar até 1961, quando surgiram as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que consolidaram a educação brasileira até os dias atuais. Tendo como parâmetros as ideias apresentadas, elabore um texto entre 10 e 15 linhas, destacando as três primeiras Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1961, 1971 e 1996, bem como a sua ressalva sobre a educação infantil.



Estudo de Caso

A professora Maria Izabel trabalha com uma turma de Jardim II. Em seu planejamento semanal, a quinta-feira é o dia do brincar livre. Neste dia, cada criança traz de casa um brinquedo para brincar em sala de aula com os demais colegas. Em uma determinada quinta-feira, Maria Izabel se depara com uma situação: uma de suas alunas está batendo em sua boneca, de forma violenta e com palavras: “você só me incomoda, não gosto de você”. Maria Izabel apenas observou e deixou passar a situação. A atitude desta professora foi correta? Você, enquanto pedagogo, qual seria sua reação frente a uma situação desta? Você deixaria que ela continuasse? Ou tentaria conversar com ela sobre o motivo de estar batendo na boneca? Reflita entre 10 e 15 linhas.

Respostas

respondido por: Matheusieti
8

Olá!

Apesar da atitude da criança ter sido considerada "normal" pela professora, é importante que a profissional enquanto educadora dessa turma acompanhe todos os casos, e, mesmo que não tome uma atitude de imediato, relate aos pais através de diálogo longe da presença da criança, tentando buscar formas de entender o que aconteceu.

Além disso, é importante que a professora junto com os pais pense formas de lidar com esse comportamento da aluna, sempre mantendo a relação entre o ambiente escolar e doméstico positivas.


Até mais!

Perguntas similares