Respostas
O crescimento do uso precoce do álcool tem sido motivo de preocupação recentemente. O consumo de bebidas alcoólicas é algo comum em nossa cultura. Trata-se de uma droga lícita, ou seja, permitida pelo nosso ordenamento jurídico. O maior desafio é fazer com que a população brasileira, pense no álcool como uma droga, apesar de lícita.Tal cultura quando praticada por adolescentes não deve ser desconsiderada, nem considerada algo normal.
Além disso, a propaganda dirigida ao público jovem é mais intensa hoje e existem produtos desenvolvidos especialmente para essa faixa etária. Um exemplo, são as sodas alcoólicas que, aparentemente fracas, contêm quantidade de álcool mais elevada que a cerveja. Propagandas exibidas em canais abertos, muitas vezes no intervalo de programas infantis, exprimem a ideia de que o álcool é algo bom e prazeroso, o que sabemos não ser verdade.
Ademais, adolescente precisa se inserir em um grupo de amigos e seguir o que eles fazem para ser aceito, mesmo que isso corresponda a ter que abandonar seus próprios princípios, a própria educação que seus pais lhe deram. Porém, se o jovem tem uma boa opinião formada, dificilmente ele vai fazer o que considera errado só para agradar seus amigos. E simplesmente exigir que um filho se afaste desses amigos pode surtir um efeito contrário.
Por outro lado, muitos pais incentivam seus filhos a beberem, principalmente por essa falta de concepção de que o álcool também é uma droga. Além disso o uso do álcool funciona como um propulsor para o uso de outras substâncias como a maconha ou a cocaína. O fato é que a família da criança ou adolescente não pode permitir que o mesmo use bebida alcoólica, conforme está expresso no Art. 243 da Lei nº 8.096 (Estatuto da Criança e do Adolescente).
Portanto, a família deve estabelecer um diálogo no qual o jovem possa compreender os riscos do uso do álcool, além de dar o bom exemplo. A escola deve inserir o adolescente e sua família nos projetos sociais que visem o combate ao uso de drogas. E o governo deve fornecer os subsídios necessários para que tais projetos saiam do papel, além de fornecer capacitação para que os professores possam abordar o assunto com total segurança.
Inicialmente, é importante frisar que uma redação deve conter uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão.
Consumo de álcool na adolescência
Sob o tema sugerido o aluno pode iniciar falando sobre a vulnerabilidade do adolescente e de sua imaturidade para o consumo do álcool.
Em seguida, pode desenvolver o assunto tratando do aspecto sobre o qual: o consumo de álcool na adolescência deve ser uma atitude veementemente combatida por diversos motivos, dentre eles estão os seguintes:
- dependência alcoólica;
- aumento do risco de brigas e, consequentemente, lesões e mortes;
- aumento do número de acidentes de veículos;
- aumento das chances de uma gravidez indesejada;
- risco de se contrair doenças sexualmente transmissíveis.
Por fim, o aluno em sua conclusão pode frisar a necessidade de se debater sobre o assunto, pois o tabu acerca disso precisa acabar, para que cada vez mais os jovens se conscientizem dos malefícios do consumo do álcool na adolescência.
Aprenda mais sobre o consumo de álcool na adolescência em:
https://brainly.com.br/tarefa/22914464