Respostas
Bom dia
Transporte nos animais invertebrados
Essa é uma resposta um pouco grande...O motivo é que os invertebrados podem ou não possuir sistema circulatório.
Os animais que fazem parte dos filos, Porífera, Platelmintes, Cnidaria e Nematelmintes não apresentam sistema circulatório, e as trocas são realizadas por difusão direta entre as células e o meio.
Nos cnidários, a difusão direta acontece ou por meio da endoderme ou por meio da ectoderme. Os caminhos que as substancias percorrem são muito pequenos para o procedimento ser eficiente.
Os platelmintos já possuem uma estrutura mais complexa. A abertura gastrovascular é bastante ramificada percorrendo todo o organismo, assegurando uma proximidade maior ás células. As trocas acontecem por meio do fluido intersticial que absorve as células, sendo favorecido pelo movimento do corpo.
Já falando dos invertebrados que possuem circulatório, podem ser de dois tipos: aberto ou fechado.
No sistema circulatório aberto o sangue desocupa os vasos condutores e começa a ocupar os espaços que o conduz diretamente as células. As aberturas preenchidas de sangue que ficam em contato com a célula que compõem o hemocélio. No sistema circulatório fechado, o sangue apenas se movimenta dentro dos vasos, não havendo mistura com o líquido intersticial.
Transporte nas plantas avasculares
Não possuem sistema de transporte, as substâncias deslocam-se por processos de osmose, entrada da água na célula, e os nutrientes por difusão simples. A sua simplicidade permite que todas as células estejam em contato com a luz e a proximidade das células de toda a planta permite a passagem dos nutrientes.
Espero ter ajudado, bons estudo!