1- Transforme em prosa os versos do poema de D.Francisco Manuel de Melo
2- O Soneto estrutura-se de maneira lógica, a partir de um jogo de ideias, para que o leitor chegue a uma conclusão. Explique como esse jogo se constrói
Respostas
Olá!
Questão 1:
O verso é a construção poética que considera a métrica das silabas e a estrutura do poema, como também o seu ritmo. A prosa, entretanto, é uma escrita natural, que não se baseia nas regras da construção do verso.
Eu vi um dia a Morte andar folgando por um campo de vivos, que a não viam. Os velhos, sem saber o que faziam, iam topando com ela a cada passo. Na mocidade os moços confiando, ignorantes da morte, não a temiam. Todos cegos, nenhuns se lhe desviam. Ela a todos c’o dedo os vai contando. Então, quis disparar, e os olhos cerra: Tirou, e errou!
Eu, vendo seus empregos tão sem ordem, bradei:
- Tem-te homicida!
- Tal vai de guerra! Se vós todos andais comigo cegos, que esperais que convosco ande advertida?- Voltou-se, e respondeu.
Questão 2
O soneto, através de versos, preocupa-se com a estrutura do poema, construindo, por essa estrutura, o jogo de ideias que foi se desenvolvendo. Em Apólogo da Morte, uma metáfora sobre o poder da morte, é desenvolvida por meio da rima. O jogo de ideias leva o leitor, através da simbologia, idealizar objetos abstratos, como a morte, em objetos concretos, ajudando na construção da metáfora.
Abraços e bons estudos!
1 - Os versos do poema de D. Francisco Manuel de Melo transformados em prosa ficam da seguinte maneira:
“Vi um dia a Morte andar folgando por um campo de vivos, que a não viam. Os velhos, sem saber o que faziam, iam topando com ela a cada passo. Na mocidade os moços confiando, ignorantes da morte, não a temiam. Todos cegos, nenhuns se lhe desviam.
Ela a todos c’o dedo os vai contando. Então, quis disparar, e os olhos cerra: Tirou, e errou!
Eu, vendo seus empregos tão sem ordem, bradei:
- Tem-te homicida!
Voltou-se, e respondeu:
- Tal vai de guerra! Se vós todos andais comigo cegos, que esperais que convosco ande advertida?”
O que é Prosa
Prosa é um texto escrito de forma corrida, utilizado para contar uma história. A prosa pode ser dividida em prosa literária e prosa não literária, e apresenta:
- Racionalidade;
- Discurso Analítico;
- Linguagem objetiva e real;
- Pouca incidência de sentido ambíguo.
São exemplos de texto em prosa:
- Contos
- Crônicas
- Romances
- Jornais
- Novelas
Conheça mais sobre Prosa aqui: https://brainly.com.br/tarefa/122788
2 - O jogo de ideias que constituem a estrutura do soneto se constrói a partir da utilização de figuras de linguagem e ambiguidade de sentidos em sua composição. Essa exposição a figuras de linguagem se dá no decorrer do soneto até chegar ao seu desfecho final, lançando ao leitor sua conclusão final.
No poema “Apólogo da Morte”, por exemplo, esse jogo de ideias se dá pela presença de metáforas ao longo de sua estrutura, construída através do jogo de simbolismo, onde algo abstrato, como o sentimento da morte, se torna algo concreto, a morte vista como um ser real.
O que é Soneto
Soneto é uma produção textual composta por catorze versos - dois quartetos e dois tercetos - e uma estrutura que apresenta:
- Métrica - número de sílabas poéticas presente em cada verso;
- Rima - concordância entre os sons de cada palavra que compõe o verso;
- Verso - frase ou palavras que compõem uma linha;
- Estrofe - conjunto de versos que compõem um poema.
Conheça mais sobre Soneto aqui: https://brainly.com.br/tarefa/596512
#SPJ3