• Matéria: Português
  • Autor: pr09031998pe3l0h
  • Perguntado 8 anos atrás

Leia atentamente o texto a seguir para responder a questão.



O sofisma da especialização

Alguém disse que um especialista é uma pessoa que sabe cada vez mais sobre cada vez menos. A frase é engraçadinha, porém errada. Cadê o especialista que só sabe de um assunto? Certamente, não está nos empregos mais cobiçados.

Pensemos no caso dos cientistas. (...) Um cientista fez um primário e secundário genérico, uma faculdade pouco especializada e os cursos de doutorado são bastante amplos e, quase sempre, multidisciplinares. (...) No fundo, o bom cientista é um grande generalista que, além disso, domina uma área específica (...).

É a maior capacidade de pensar de forma abrangente que faz de alguém um grande cientista e não um reles operador de laboratório. Robert Merton demonstrou que a diferença entre um prêmio Nobel e outros cientistas é sua capacidade de escolher o problema certo na hora certa. Portanto, não é o conhecimento especializado – por certo necessário na pesquisa e em muitas outras áreas – que conta, mas a combinação deste com uma série de competências generalizadas. (...)

Dentre as ocupações valorizadas e mais bem remuneradas, há duas categorias. A primeira é a dos cientistas, engenheiros e muitos outros profissionais cuja preparação requer o domínio de técnicas complexas e especializadas – além das competências "genéricas". (...) Essas ocupações envolvem administrar, negociar, coordenar, comunicar-se e por aí afora. (...)

A profissionalização mais duradoura e valiosa tende a vir mais do lado genérico que do especializado. Entender bem o que leu, escrever claro e comunicar-se, inclusive em outras línguas, são os conhecimentos profissionais mais valiosos. Trabalhar em grupo e usar números para resolver problemas, pela mesma forma, é profissionalização. (...)

A lição é muito clara: o profissional de primeira linha pode ou não ser um especialista, dependendo da área. Pode ou não ter a necessidade de conhecer as últimas teorias da moda. Mas não pode prescindir dessa "profissionalização genérica", sem a qual será um 1d1ota, cuspindo regras, princípios e números que não refletem um julgamento maduro do problema. Portanto, lembremo-nos: especialista não é quem sabe só de um assunto, e ser profissional não é apenas conhecer técnicas específicas. O profissionalismo mais universal é saber pensar, interpretar a regra e conviver com a exceção.

CASTRO, C. M. O sofisma da especialização. In.: Veja, 4 de abril de 2001. Disponível em: . Acesso em: 05/02/2014.

Para sustentar sua tese, Cláudio de Moura Castro faz uso de argumentos e exemplos que vão desde o senso comum até argumentos de autoridade.

Pensando nisso, leia e avalie as afirmações que se seguem, colocando V quando forem verdadeiras e F quando forem falsas:

( ) Um bom cientista é um grande generalista que, além disso, domina uma área específica.

( ) É a capacidade de pensar de forma abrangente que faz de alguém um grande cientista, e não um reles operador de laboratório.

( ) Os empregos mais cobiçados e valorizados são ocupados por profissionais que dominam profundamente as técnicas de suas áreas.

( ) O profissional universal é aquele que sabe pensar sobre o assunto, interpretar a regra e conviver com a exceção.

A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

a.
V, V, F, V.

b.
F, F, V, V.

c.
V, V, F, F.

d.
V, F, V, F.

e.
V, V, V, F.

Respostas

respondido por: makmorales
13

Olá,

Verdadeiro, Um bom cientista é um grande generalista, pois é capaz de ter uma visão sistêmica sobre sua área de conhecimento, isto é, uma compreensão geral; e após isso, realiza uma especialização, jamais o contrário.

Verdadeiro. O cientista possui o conhecimento abrangente, tal como suas capacidades também são amplas.

Verdadeiro. Os empregos mais cobiçados são ocupados por profissionais que tenham conhecimento genérico profundo, sendo a especialização apenas resultado desse conhecimento abrangente.

Verdadeiro. Para o autor, o profissional universal é aquele capaz de refletir sobre um assunto, compreender as regras e também aceitar as exceções.

Alternativa A.

Espero ter ajudado!


pr09031998pe3l0h: Muito Obrigado!
Perguntas similares