“No século XIX, o capitalismo, com sua específica forma de relação de trabalho (assalariado), estava se consolidando na Europa. A Inglaterra era o país no qual o processo estava mais avançado; havia centenas de fábricas e milhares de operários. As condições de trabalho, no entanto, eram precárias. No livro O Capital, escrito em meados daquele século, Marx analisa como as próprias instituições britânicas, ao longo de décadas, criaram uma legislação trabalhista que, na visão desse autor, era insuficiente. O parlamento inglês, por exemplo, paulatinamente reduziu a jornada de trabalho após várias denúncias de médicos, religiosos, jornais e de comissões do próprio Parlamento (Marx, 1987)”. Fonte: Rota de aprendizagem 3, p. 3. Tendo como base os ensinamentos do professor Carlos Alberto Simioni e a contextualização acima, analise as opções abaixo e assinale a alternativa que faz uma análise correta da concepção de Estado para Karl Marx. A O Estado é um instrumento: o grande partido da classe economicamente dominante. B O Estado é o grande guardião da propriedade privada, a base da liberdade e da igualdade. C O Estado é uma instituição que, em determinado território, de forma legítima monopoliza o instrumental de coação física (a violência legítima). D O Estado é aparelho de dominação tradicional do proletariado e do lumpemproletariado. E O Estado é um estado hipotético em que cada um é completamente livre para fazer o que quer.
Respostas
O Estado é um instrumento: o grande partido da classe economicamente dominante.
ALTERNETIVA (A)
Olá! Espero ajudar!
Em sua análise crítica da sociedade capitalista, Karl Marx estabeleceu uma divisão entre a Superestrutura e a Infraestrutura.
De acordo com Marx, as relações dentro da sociedade são determinadas pelas relações produtivas. Assim, no Capitalismo, a divisão da sociedade entre os donos dos meios de produção e os donos da força de trabalho representaria a base na qual estão assentadas todas as relações dentro da sociedade. A Infraestrutura seria constituída por tanto pelas relações econômicas, pelo modo de produzir da sociedade.
Na Superestrutura estariam o ordenamento jurídico, político, a cultura, as religiões etc. A função da Superestrutura, na visão Marxista, é manter a relação de dominação da classe dominante sobre a classe dominada.
Resposta correta -
A O Estado é um instrumento: o grande partido da classe economicamente dominante.