As conjunções são usadas para relacionar, unir orações entre si. Dito isso, podemos constatar conjunções subordinativas, ao unirem orações subordinadas substantivas, adverbiais. Assim a conjunções ligam essas orações subordinando-as. Há casos em que as conjunções são usadas para unirem orações entre si, nesse caso, observamos conjunções que unem orações coordenando-as.
Com base nessa afirmação, analise as afirmações que seguem:
I) Em “Noticiaram os jornais que a taxa de energia elétrica irá aumentar”, o “que” une a oração “Noticiaram os jornais”, denominada de principal, a qual apresenta incompletude de sentido, à oração “a taxa de energia elétrica irá aumentar”, completando o sentido da oração principal.
II) Em “As palavras dela foram calmas, porém enérgicas”, evidenciamos que a conjunção, “porém” coordena duas ideias expostas nas orações que apresentam valores sintáticos equivalentes, contudo, essa conjunção estabelece, do ponto de vista semântico, uma relação de oposição de ideias entre os fatos expressos nas orações, como palavras calmas em contrapartida à enérgica.
II) Em “As palavras dela foram calmas, porém enérgicas”, evidenciamos que a conjunção, “porém” coordena duas ideias expostas nas orações que apresentam valores sintáticos equivalentes, contudo, essa conjunção estabelece, do ponto de vista semântico, uma relação de concordância entre as ideias apresentadas.
É correto o que se afirma em:
Respostas
I. VERDADEIRO - A oração "noticiaram os jornais" está incompleta (o que os jornais noticiaram). Assim, a oração "que a taxa de energia elétrica irá aumentar" completa o que falta na primeira oração, que no caso é o objeto direto. Assim, a segunda oração tem valor de objeto direto, sendo classificada como subordinada substantiva objetiva direta.
II. VERDADEIRO - As orações apresentadas são independentes (têm sentido completo sozinhas). São orações coordenadas. "Porém" é uma conjunção coordenativa adversativa, que estabelece relação de oposição entre as orações (no caso, a oposição é expressa pelas palavras "calmas" e "enérgicas").
III. FALSO - Como dito anteriormente, a conjunção "porém" estabelece relação de oposição entre as orações, não de concordância.
I e II são verdadeiras.