Respostas
O racismo surgiu e fixou-se no vocabulário comum na segunda e terceira décadas do século XX, mas é durante o século XIX, em especial na segunda metade, que, na Europa, se sistematiza esta ideologia. O racismo é a tendência do pensamento que dá grande importância à noção da existência de raças humanas distintas e superiores umas às outras. Esta noção é justificada pela defesa de que as capacidades intelectuais e a cultura se transmitem de forma hereditária e desigual de acordo com as raças.
O racismo não é uma teoria científica, mas um conjunto de opiniões pré-concebidas. A crença da existência de raças superiores e inferiores foi utilizada muitas vezes para justificar a escravidão, o domínio de determinados povos por outros, e os genocídios que ocorreram durante toda a história da humanidade.
O preconceito surgiu na sociedade a partir do momento em que ela deixou de ser um espaço coletivo, onde as pessoas viviam sem maiores preocupações e o que era produzido em comum era repartido com todos e imediatamente consumido, não havendo superprodução.
O preconceito racial é histórico. Na Idade Média, desenvolveu-se a idéia da superioridade religiosa. Essa Cultura Religiosa estabeleceu entre os portugueses e os africanos, que apesar de não terem atritos raciais, os negros foram tão subjugados que passaram a ser comercializados pelos brancos europeus, nos famosos mercados de escravos, para atender uma necessidade de trabalhadores numa sociedade, e não por uma questão racial.
Espero ter ajudado.