O orbital s é denominado sharp (nítido), tendo sido o primeiro tipo de orbital detectado, gerando as raias espectrais de elementos simples como o hidrogênio. Está presente nos sete níveis principais de energia ao redor do núcleo, havendo então os orbitais 1s, 2s, 3s, 4s, 5s, 6s, 7s. Sobre este orbital temos que:
A Para este orbital há a probabilidade de estarem presentes no máximo dois elétrons. O orbital s possui simetria esférica ao redor do núcleo.
B Haverá a probabilidade de existirem um máximo de seis elétrons presentes neste orbital. A forma geométrica dos orbitais s é a de duas esferas achatadas (par de alteres) no sentido do núcleo atômico (ou centro do eixo) e orientado segundo os eixos de coordenadas.
C Para este orbital há a probabilidade de estarem presentes no máximo dois elétrons. A forma geométrica dos orbitais s é a de duas esferas achatadas (par de alteres) no sentido do núcleo atômico (ou centro do eixo) e orientado segundo os eixos de coordenadas.
D Haverá a probabilidade de existirem um máximo de seis elétrons presentes neste orbital. O orbital s possui simetria esférica ao redor do núcleo.
Respostas
respondido por:
6
letra C. O formato geométrico é de esferas achatadas (elipses) e não esférica, como diz a letra A. Vale ressaltar, também, que o subnivel S acomoda no máximo 2ē na camada de valência ;)
respondido por:
3
Resposta:
A resposta correta é a letra "A"
Explicação:
ORBITAL S
somente a orbital de mais baixa energia, o 1s, é esférico;
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás