Respostas
Se é uma questão de tolerância apenas, dificilmente haverá uma valorização da cultura e das diferenças de cada um. Assim, se nos espaços de convívio comum há negros e brancos, ricos e pobres, por exemplo, e ali o que existe é tolerância, é só isso que eles serão, nunca seres humanos que possuem particularidades e valores, o que aconteceria no caso de se tratar de reconhecimento verdadeiro.
Sim, ainda existe intolerância e discriminação. Vivemos em um país/mundo marcado pela diversidade, por etnias, por povos. Nós somos uma mistura de cultura (o que é muito bacana, mas infelizmente, ainda existe intolerância e discriminação por conta disto). A diversidade é um dado, uma constatação da humanidade. O problema central e fundamental da diversidade gira em torno da forma pelo qual lidamos com essa diversidade, ou seja, com o diferente, com o outro. Tanto no Brasil, quanto em outros países, o maior problema é como lidamos com a diferença. É marcado pela intolerância. É marcado por um sentimento de intolerância em relação ao outro. Não é incomum lermos, assistirmos ou até presenciar agressões e mortes, o que desconstrói qualquer concepção mitológica sobre o modo como nos relacionamos com a diferença.
Nós somos diferentes, e isso é incrível. Aceitar as diferenças dos outros é um passo para a maturidade (maturidade não está na idade, e sim na mentalidade).
Peguei uma base no site: ''http://justificando.cartacapital.com.br''. Créditos ao site.
Título da matéria: "O direito à diversidade é uma resposta à intolerância "
Se você não gostar do 'resumo' entra no site e pega umas ideias, super indico.
Espero ter ajudado!