Após a cobrança de uma falta, num jogo de futebol, a bola chutada acerta violentamente o rosto de um zagueiro. A foto mostra o instante em que a bola encontra-se muito deformada devido às forças trocadas entre ela e o rosto do jogador. A respeito dessa situação, são feitas as seguintes afirmações: I. A força aplicada pela bola no rosto e a força aplicada pelo rosto na bola têm direções iguais, sentidos opostos e intensidades iguais, porém, não se anulam. II. A força aplicada pelo rosto na bola é mais intensa do que a aplicada pela bola no rosto, uma vez que a bola está mais deformada do que o rosto. III. A força aplicada pelo rosto na bola atua durante mais tempo do que a aplicada pela bola no rosto, o que explica a inversão do sentido do movimento da bola. IV. A força de reação aplicada pela bola no rosto é a força aplicada pela cabeça no pescoço do jogador, que surge como consequência do impacto. É correto o contido apenas em: *
Respostas
Olá.
Inicialmente vamos analisar detalhadamente cada proposição, assim vamos ter:
I. A força aplicada pela bola no rosto e a força aplicada pelo rosto na bola têm direções iguais, sentidos opostos e intensidades iguais, porém, não se anulam.
A proposição está correta.
II. A força aplicada pelo rosto na bola é mais intensa do que a aplicada pela bola no rosto, uma vez que a bola está mais deformada do que o rosto.
A proposição está incorreta, pois as forças são iguais, o fato de a bola está mais deformada que o rosto não implica que a força da bola é maior, com isso, tal conclusão é tirada pela terceira Lei de Newton onde as forças atuam em pares. Logo, não existe ação sem reação.
III. A força aplicada pelo rosto na bola atua durante mais tempo do que a aplicada pela bola no rosto, o que explica a inversão do sentido do movimento da bola.
Incorreta, pois o tempo de atuação das forças é igual, onde tal questão também pode ser concluída pela terceira lei de Newton, onde toda ação corresponde uma reação, de mesmo módulo, mesma direção e de sentidos opostos.
IV. A força de reação aplicada pela bola no rosto é a força aplicada pela cabeça no pescoço do jogador, que surge como consequência do impacto.
A proposição está incorreta, uma vez que a força aplicada pela bola no rosto é a ação.
Logo, a única proposição correta é a proposição I.
Bons estudos!
Sobre a situação em questão, é correto afirmar que a força aplicada pela bola no rosto e a força aplicada pelo rosto na bola apresentam direções iguais, sentidos opostos e intensidades iguais, mas não se anulam (alternativa I).
Lei da Ação e Reação
De acordo a Lei da Ação e Reação, ou Terceira Lei de Newton, para toda ação, há uma reação. Ou seja, quando uma força é aplicada sobre um corpo, há uma outra força de mesma intensidade e direção, mas com sentidos opostos.
As forças de ação e reação, porém, não se anulam, pois são aplicadas em corpos diferentes. No caso da situação descrita, o tempo de ação das duas forças é igual, tendo em vista que consiste no tempo em que a bola e o rosto do jogador estão em contato. Logo, a única afirmação verdadeira é a I.
Outra questão sobre ação e reação:
https://brainly.com.br/tarefa/38535596