1- Por que a execução do "Corta-jaca" no palácio presidencial causou tanto constrangimento e recebeu crítica tão violenta de uma autoridade da república?
2- Em dado momento do trecho do discurso de Rui Barbosa, o "Corta-jaca" é contraposto à produção musical de Wagner. Em sua opinião, o que explica essa menção?
Respostas
1 - A canção "Gaúcho", popularizada como "Corta-jaca", foi escrita por Chiquinha Gonzaga. Durante a celebração do Catete em 1914, Nair de Teffé, primeira-dama do oitavo presidente do Brasil, Hermes da Fonseca, introduz um novo tipo de gênero musical nos eventos políticos. O escândalo foi causado quando, durante um discurso para as eleições presidenciais, Rui Barbosa decide depreciar o gênero da canção, afirmando que era uma contravenção à música erudita que era tocada naquela ocasião.
2 - A afirmação de Rui Barbosa se diz respeito à discrepância musical entre Chiquinha e Richard Wagner. Wagner era um maestro alemão erudito e que jamais havia produzido algo semelhante a "Gaúcho"; para Rui, o aspecto de nobreza deveria ser mantido durante as apresentações musicais.
Por que a execução do corta jaca no Palácio presidencial causou tanto constrangimento e recebeu critica tão violenta de uma autoridade da República?