Respostas
Constelações são grupos de estrelas que parecem estar próximas umas das outras, formando uma determinada figura no céu. A proximidade destas estrelas é apenas aparente, devido ao ponto de vista de um observador em solo terrestre. Na realidade as constelações são criações humanas, não são grupos de estrelas necessariamente ligadas entre si. Aliás, a grande maioria das estrelas de uma constelação não possui nenhuma ligação “especial” com as outras estrelas da mesma constelação. Uma constelação não é apenas um grupo de estrelas, mas também determinada região do céu associada ao grupo de estrelas.
Se observarmos a disposição das estrelas no céu noturno, podemos imaginar figuras feitas por elas. Foi isso que nossos antepassados começaram a fazer há alguns milênios atrás. Ao longo dos séculos cada cultura foi criando suas próprias constelações, que diferiam das constelações criadas por outras culturas. Foi preciso chegar ao século XX (mais precisamente 1922), para que a União Astronômica Internacional (UAI) estabelecesse 88 constelações que abrangiam assim todo o céu, tanto no hemisfério norte como no hemisfério sul. Essas constelações são aquelas que os astrônomos utilizam nos dias de hoje.
Consoante a sua localização no céu, as constelações podem dividir-se em:
• Constelações Boreais fazem parte do hemisfério norte celeste;
• Constelações Austrais fazem parte do hemisfério sul celeste;
• Constelações Equatoriais fazem parte de uma faixa ao longo do equador celeste;
• Constelações Zodiacais fazem parte de uma região próxima da linha da eclíptica.
Não sei se é isso que você queria, também podes resumir, mas é uma parte da minha Especialidade de Astronomia (Desbravadores) ksks
Espero ter ajudado!!