Para os pensadores liberais do século XIX o Estado (assinale a alternativa correta): Escolha uma: a. não deveria existir, pois representava a pior das formas de opressão. b. deveria interferir na economia para garantir maior produtividade e lucratividade para o país. c. deveria assegurar a igualdade social por meio da reforma agrária e da instituição de leis trabalhistas. d. deveria regular a atuação das empresas e dos indivíduos de forma a garantir um desenvolvimento forte para toda a nação. e. não deveria interferir na economia, deixando que a livre concorrência equilibrasse o mercado. Questão 7 Ainda não respondida Vale 1,00 ponto(s). Não marcadaMarcar questão Texto da questão Os movimentos revolucionários do século XVIII não foram feitos por um único partido
Respostas
Olá! Espero ajudar!
Um dos principais pensadores do Liberalismo foi Adam Smith e suas idéias continuaram sendo referência para os fundamentos do pensamento liberal.
Adam Smith ressaltou que os agentes na sociedade, ao agir segundo os seus próprios interesses individuais com a finalidade de prosperar economicamente, acabavam por fazer com que a nação inteira prosperasse. Ele pregou a defesa da livre iniciativa, a não intervenção do Estado nas relações econômicas e a defesa do direito à propriedade.
O liberalismo tem como característica a defesa da liberdade dos indivíduos e da igualdade política e jurídica entre os mesmos. Para os pensadores do liberalismo, o Estado não deve interferir na economia, deixando o mercado funcionar livremente.
Podemos detacar alguns pensadores que contribuíram de algum modo com as idéias liberais - John Locke, Jean-Baptiste Say, Thomas Malthus, David Ricardo, Voltaire, Montesquieu, Stuart Mill, John Rawls etc.
Dessa forma, podemos dizer que a opção correta é letra E.
E) não deveria interferir na economia, deixando que a livre concorrência equilibrasse o mercado.