• Matéria: ENEM
  • Autor: clarajagata37891
  • Perguntado 8 anos atrás

Para os pensadores liberais do século XIX o Estado (assinale a alternativa correta): Escolha uma: a. não deveria existir, pois representava a pior das formas de opressão. b. deveria interferir na economia para garantir maior produtividade e lucratividade para o país. c. deveria assegurar a igualdade social por meio da reforma agrária e da instituição de leis trabalhistas. d. deveria regular a atuação das empresas e dos indivíduos de forma a garantir um desenvolvimento forte para toda a nação. e. não deveria interferir na economia, deixando que a livre concorrência equilibrasse o mercado. Questão 7 Ainda não respondida Vale 1,00 ponto(s). Não marcadaMarcar questão Texto da questão Os movimentos revolucionários do século XVIII não foram feitos por um único partido

Respostas

respondido por: faguiarsantos
1

Olá! Espero ajudar!

Um dos principais pensadores do Liberalismo foi Adam Smith e suas idéias continuaram sendo referência para os fundamentos do pensamento liberal.

Adam Smith ressaltou que os agentes na sociedade, ao agir segundo os seus próprios interesses individuais com a finalidade de prosperar economicamente, acabavam por fazer com que a nação inteira prosperasse. Ele pregou a defesa da livre iniciativa, a não intervenção do Estado nas relações econômicas e a defesa do direito à propriedade.

O liberalismo tem como característica a defesa da liberdade dos indivíduos e da igualdade política e jurídica entre os mesmos. Para os pensadores do liberalismo, o Estado não deve interferir na economia, deixando o mercado funcionar livremente.

Podemos detacar alguns pensadores que contribuíram de algum modo com as idéias liberais - John Locke, Jean-Baptiste Say, Thomas Malthus, David Ricardo, Voltaire, Montesquieu, Stuart Mill,  John Rawls etc.

Dessa forma, podemos dizer que a opção correta é letra E.

E) não deveria interferir na economia, deixando que a livre concorrência equilibrasse o mercado.

Perguntas similares