Uma criança que gosta de jogar bolinha de gude tem que ter coordenação viso-motora; orientação espacial; integrar noções de espaço, força, velocidade, tempo; sociabilidade, pois não joga sozinha; capacidade de concentração e atenção; noções de quantidade; saber ganhar e perder; aprender e memorizar as regras do jogo etc. Uma criança que fale ao telefone, tem que ter discriminação auditiva. A criança que gosta de ler, além de obviamente saber ler, tem memória, concentração, discriminação visual, percepção espacial, lateralidade (o sentido da leitura pressupõe a lateralidade), tempo (o que vem antes e o que vem depois) etc. Para a criança que sabe andar de bicicleta, não podem existir dúvidas sobre sua coordenação motora, equilíbrio, ritmo, percepção espacial e temporal, esquema corporal, lateralidade. Ainda, dominar as regras do jogo com bolinhas de gude não envolve apenas memorização de regras, mas a capacidade de abstração necessária para o entendimento de como se joga o jogo. Aliás, todas as atividades citadas, assim como quase todas as brincadeiras de crianças pressupõem criatividade e abstração, ao contrário do que muitos adultos insistem em negar. Talvez fosse o caso de nos perguntarmos porque, adultos, nos esquecemos de como éramos quando crianças e passemos a desqualificar tudo que constantemente elas nos mostram ser capazes de fazer. (MOYSES, 1997)
Respostas
Olá, amigo(a)!
Faltou um trecho no enunciado da sua questão. Acontece! Pesquisei e encontrei para você:
Discorra sobre a importância do jogo na escola e quais as implicações da sua utilização para a avaliação escolar.
Agora, vamos lá...
O jogo na escola auxilia nos processos de socialização, internalização de regras, criação dos perfis de colaboração coletiva, além de proporcionar a ludicidade e o desenvolvimento motor requeridos não somente nas aulas de Educação Física, mas também em outros campos.
A avaliação escolar recebe grandes contribuições com os jogos na escola, uma vez que os alunos aprendem princípios que podem ser empregados em outros campos, sendo possível através da realização de jogos, perceber o processo de construção cognitiva dos alunos e seus comportamentos.
Espero ter ajudado!
Boa sorte!