• Matéria: Pedagogia
  • Autor: cairesjane
  • Perguntado 8 anos atrás

Durante o período conhecido como Idade Média havia um modelo de produção chamado Feudalismo. Essa expressão se origina do FEUDO, que era uma unidade territorial, governada por um senhor que possuía poder total, se dedicava na sua defesa militar e impunha aos habitantes a obrigação da fidelidade e da submissão, em troca de proteção. Nesse tipo de sociedade o comércio desapareceu, assim como a necessidade de administração pública, já que o governo era exercido pelo senhor, que agia dentro dele como fonte de direito. Em consequência, a escrita perdeu a importância, assim como a educação, que nesse período se restringiu ao clero. Do ponto de vista intelectual, há duas correntes filosóficas que influenciaram o processo educacional, conhecidas como PATRÍSTICA E ESCOLÁSTICA. Quais figuras foram, respectivamente, que criaram essas teorias?

Respostas

respondido por: alessandramach
0

Olá, bom dia!

Essa duas correntes filosóficas iniciaram-se no período medieval, iniciando-se no Renascimento.

Essas teorias ainda eram imbuídas de crenças religiosas, porém, apresentavam diferenças entre si.

A Filosofia Patrística (século I ao VII) teve como principal fundamento a propagação dos ideias do  Cristianismo e favorecer a consolidação das Igreja Católica e seus conceitos, tais como a ressurreição, o juízo final, o pecado original, etc.

Os principais marcos Filosofia foram as Epístolas de São Paulo e o Evangelho de São João.

A Filosofia Escolástica (século IX ao XV), por usa vez, retomou grande parte dos princípios filosóficos gregos. Assim a Igreja Católica, preocupava-se em  aliar esses conceitos científicos aos conceitos cristãos.

Foi durante esse período que surgiu a Teologia,  ciência que surgiu com o intuito de explicar de maneira racional a existência de Deus , do céu, do inferno e da relação do homem com Deus.

O principal expoente da Escolástica foi o filósofo e teólogo italiano São Tomás de Aquino.

Espero ter ajudado!


Perguntas similares