quais são os mecanismos que permitem aos peixes de água salgada não perderem toda a água de seu corpo?
Respostas
A pressão da água do mar, rica em sais, é superior à do sangue dos peixes de água salgada, que perdem água por osmose e ganham sais por difusão através das brânquias. Os rins (com glomérulos reduzidos), embora eliminem pouca urina, não reabsorvem água em quantidade suficiente. Para compensar a perda de água, esse peixes bebem muita água do mar, que é absorvida, com os sais, pelo tubo digestório. O excesso de sais, adquiridos também por meio das brânquias, é eliminado por transporte ativo nas brânquias.
O mecanismo que permitem aos peixes de água salgada não perderem toda a água de seu corpo é a osmorregulação, esse mecanismo impede que os peixes de água salgada percam água excessivamente para o meio. As células presentes nas brânquias também contribuem no processo de excreção do excesso de sal presente na água ingerida pelos peixes.
Características dos peixes de água salgada
Os peixes de água salgada, também chamados de peixes marinhos, vivem em ambientes que possuem concentração de sais superior a presente em seu corpo.
E por esse motivo, realizam os mecanismos de osmorregulação, que regula a saída de água do corpo para o meio, tanto quanto, a eliminação do excesso de sal do interior do seu corpo por meio das células presentes nas brânquias, através do transporte ativo
Saiba mais sobre peixe de água salgada em:
https://brainly.com.br/tarefa/2630999
#SPJ2