Respostas
xiste um tipo de roupa apropriado para cada ocasião, por isso, essa é uma questão relevante para as danças de salão. Tanto nas aulas quanto nas apresentações, a roupa deve ser uma aliada!
No tocante a prática da dança enquanto atividade física (durante as aulas) recomenda-se a escolha de roupas adequadas para que o desenvolvimento e aprendizado não sejam prejudicados. Uma boa dica é usar roupas leves e procurar peças produzidas com “tecidos inteligentes”, desenvolvidos com fibras sintéticas, absorvem a transpiração e secam rapidamente. Evite peças 100% de algodão que não têm elasticidade e grudam no corpo com a transpiração. Roupas pesadas, como calças jeans e jaquetas, também não são boas pedidas, além de serem desconfortáveis, dificultam a execução de movimentos.
No âmbito das apresentações das danças de salão, a vestimenta é mais conhecida como figurino e, qualquer que seja o tipo de dança, o visual pode garantir ainda mais beleza.
Normalmente, nas danças mais clássicas, o homem veste um traje formal e a mulher opta por vestidos compridos e soltos. Já as danças latino-americanas são mais criativas e libertadoras, permitindo que o homem use calças justas e camisas “fantasia”. A mulher, por sua vez, pode surpreender com vestidos coloridos, vaporosos, curtos e extravagantes.
Os bons figurinos são cômodos ao tipo de corpo e “conversam” com a personalidade e estilo de quem o veste. As danças de salão expressam histórias e sentimentos e o par que dança precisa estar vestido à altura para contar essas histórias e transmitir esses sentimentos. Que prevaleça o bom senso!