POR FAVOR!!! ME AJUDEM!!!
Cotas: justo e o injusto de Lya Luft
1) retire do texto dois argumentos usados pela autora pra defender sua tese.
2) no quinto parágrafo, a autora faz uma comparação para defender seu ponto de vista. Explique essa comparação e mostre como ela reforça a ideia que ela combate nesse texto
3) o que aconteceu com a lei do boi? por quê?
4) Explique seu entendimento do trecho
"Lamento essa trapalhada que prejudica a todos: os que são oficialmente considerados menos capacitados, e por isso recebem o pirulito do favorecimento e os que ficam chupando o dedo da frustração, não importando os anos de estudos, a batalha dos pais e seu mérito pessoal."
Respostas
A autora é contra as cotas raciais e sociais para o ingresso de estudantes negros e advindo de escolas públicas em universidades.
1)
Argumento 1: "Alunos que se saíram bem no vestibular são rejeitados em troca de quem se saiu menos bem, mas é de origem africana ou vem de escola pública."
Argumento 2: "A ideia das cotas reforça dois conceitos nefastos: e o de que os negros são menos capazes, e por isso precisam desse empurrão, e o de que a escola pública é péssima e não tem salvação".
2) A autora traz o caso de cotas dadas a filhos de agricultores pela chamada "Lei do boi", que acabou não dando certo porque filhos de pais ricos acabaram ocupando o lugar dos alunos que tinham direito às cotas.
Assim, a autora reforça a ideia de que as cotas podem ser fraudadas e acabar beneficiando alunos que não atendem aos critérios determinados e que não merecem tal benefício.
3) A "Lei do boi" foi para o brejo, ou seja, foi extinguida por não atender de fato aos alunos que tinham direito às cotas.
4) Segundo a autora, o programa de cotas prejudica a todos, tanto os negros ou advindos de escolas públicas pois são considerados menos capacitados, quanto os brancos ou advindos de escolas particulares que conseguem a aprovação no vestibular pela nota mas perdem a vaga para outro.