No século XX, os exércitos de componeses não eram profissional. Na Coreia, no Vietnã e em Cuba, os soldados não tinham uniformes, comuflavam-se em meio a população, e a guerrilha era a principal organização tática. Caracterize a guerrilha, utilizando a afirmação apresentada e a revolução cubana como exemplo?
Respostas
Olá!
Os movimentos de guerrilha tinham por principal característica a ausência de treinamentos profissionais na arte da guerra. Eram acostumados com condições adversas, falta de armamentos e improvisos quanto aos métodos de ataque. De fato, n o Vietnã e na Coreia, diversas táticas de guerrilha foram utilizadas para expulsar os invasores estrangeiros.
No caso Cubano, a guerrilha se caracterizou por uma ampla aceitação pública da revolução, angariando participação de populares nas fileiras de confronto contra as forças leais ao governo. Assim, Cuba é um dos maiores exemplos do sucesso militar de uma guerrilha contra exércitos profissionais, principalmente pelo fator surpresa, a dificuldade de se identificar o inimigo no meio da massa, e o apoio da população.