Leia um trecho do Código de Trânsito Brasileiro. “Art. 27. Antes de colocar o veículo em circulação nas vias públicas, o condutor deverá verificar a existência e as boas condições de funcionamento dos equipamentos de uso obrigatório, bem como assegurar-se da existência de combustível suficiente para chegar ao local de destino”.
BRASIL. Lei n. 9.503, de 23 de setembro de 1997. Institui o Código de Trânsito Brasileiro. Diário Oficial da União. Brasília, 1997. Disponível em:www.planalto.gov.br/Ccivil_03/leis/L9503.htm. Acesso em: 02/04/2018.
A partir do texto apresentado e do que estudamos sobre os elementos comunicativos, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O emissor do texto legislativo é o Departamento Estadual de Trânsito, enquanto que seu destinatário são os professores dos cursos de formação de condutores.
PORQUE
II. A função do texto legislativo é predominantemente referencial, sendo que o foco está na informação, no assunto a ser transmitido do setor jurídico à população.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
a.
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
b.
A asserção I é verdadeira, e a asserção II é falsa.
c.
As asserções I e II são falsas.
d.
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
e.
A asserção I é falsa, e a asserção II é verdadeira.
Respostas
respondido por:
4
Olá!
No caso em questão podemos afirmar que a alternativa I é incorreta enquanto a II é correta sendo a alternativa correta a letra E, qual seja: e. A asserção I é falsa, e a asserção II é verdadeira.
Isso porque o emissor do texto legislativo sempre é o poder legislativo em análise, que no caso é o estadual, no entanto, os seus destinatários é a população em geral que utiliza dos transportes para se locomover, e não apenas os professores dos cursos de formação de condutores.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás