leia a seguinte orientação do novo manual da redação do jornal Folha de São Paulo mesoclise pronome do meio do verbo evite ao máximo o que teria motivado o jornal fazer tal recomendação só nacionais de sua redação
Respostas
Olá,
Completando e reorganizando o enunciado: Leia a seguinte orientação do novo manual da redação p-61 do jornal Folha de São Paulo a seus redatores repórteres articulistas etc . ''Mesóclise (pronome no meio do verbo) - evite ao máximo. [...] . Como você interpreta essa orientação?
A orientação do novo manual de redação do jornal Folha de São Paulo é muito válida e pertinente, visto que o a mesóclise caiu totalmente em desuso no Brasil há muito tempo, sendo que seu uso soa retrógrado e totalmente desconexo com a realidade atual.
Exemplos de mesóclise são "namorar-lhe-ei", "dar-lhe-iam", "dizei-lho-eis", termos que atualmente estão completamente inusuais, e até mesmo soam grotescos.
Abraços!
Possivelmente por ser uma colocação pronominal ultrapassada, ou seja, uma colocação antiga para o vocabulário do Português falado no Brasil.