Muito se fala sobre a Escola Tradicional que permanece até hoje em nossas escolas. Em nossos estudos, vimos o contexto histórico do surgimento da Escola Tradicional. Sobre essa concepção, avalie as afirmações abaixo.
I. O professor estabelecia um monólogo, uma vez que só ele dominava o conteúdo. O método escolhido para fixação da aprendizagem era a memorização, repetição e imitação.
II. O conteúdo podia ser acompanhado nos livros didáticos e revisado nos exercícios passados no quadro, os quais eram copiados pelos alunos e resolvidos conforme o modelo ditado pelo professor.
III. Considerava-se que o único meio de acesso ao saber era a escola e esta se valia desta posição para sistematizar a reprodução da cultura vigente.
IV. As avaliações, por vezes, eram realizadas por bancas examinadoras, que questionavam o aluno oralmente. Para garantir um modelo ideal de comportamento, usavam-se castigos morais e físicos.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e III, apenas.
Alternativa 2:
II e IV, apenas.
Alternativa 3:
I, II e III, apenas.
Alternativa 4:
II, III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Respostas
Alternativa E com certeza
I é verdadeira, pois, na didática tradicional, o professor é visto como o "reservatório" do conhecimento, de modo que ele sabe de tudo (e apenas ele sabe) e os alunos apenas memorizam o que ele diz.
II é verdadeira, pois o modelo de cópia, resolução e memorização são essenciais para estabelecer o tipo de aprendizagem defendida pelos tradicionalistas.
III é verdadeira, pois a escola era vista como a detentora da sabedoria científica, sendo o diploma o "atestado de inteligência", escola esta que reproduzia os valores da sociedade na qual estava inserida.
IV é verdadeira, pois, para garantir a memorização e evitar as colas, realizavam as avaliações orais. Para garantir a "obediência", castigavam fisicamente os alunos.
É correta a alternativa 5.