Sobre o financiamento da educação no Brasil, analise cada item a seguir em (C) certo ou (E) errado: a)_(__) Durante o Período Colonial (1500 – 1822), Portugal efetuou grandes investimentos no sistema educacional que se organizava no Brasil. Com esses recursos, as ordens religiosas como a jesuítica, a dos beneditinos e a dos carmelitas puderam construir escolas em várias regiões do País. b)_(__) Durante o Período Imperial (1822 – 1889) as escolas primárias (ensino fundamental) e de ensino médio eram financiadas pelo Governo central, sendo que as províncias (estados) e municípios não precisavam fazer investimentos para a sua construção e manutenção. c)_(__) A proposta de criação de vinculação de recursos à Educação já era discutida no País em 1921, quando foi realizada a Conferência Interestadual do Ensino Primário, no Rio de Janeiro. Propunha-se que os estados que aderissem ao sistema de financiamento da educação aplicassem, pelo menos, 10% de sua recei
Respostas
Bom dia,
a)_(ERRADO) Durante o Período Colonial (1500 – 1822), Portugal efetuou grandes investimentos no sistema educacional que se organizava no Brasil. Com esses recursos, as ordens religiosas como a jesuítica, a dos beneditinos e a dos carmelitas puderam construir escolas em várias regiões do País.
Explicação: O erro consiste em afirmar que em 1822 os jesuítas ainda lecionavam. Em 1759 as aulas dos jesuítas foram substituídas por aulas régias, lecionadas por professores do governo.
b)_(CORRETO) Durante o Período Imperial (1822 – 1889) as escolas primárias (ensino fundamental) e de ensino médio eram financiadas pelo Governo central, sendo que as províncias (estados) e municípios não precisavam fazer investimentos para a sua construção e manutenção.
Explicação: É correto afirmar isso, pois em 1759 o governo realizou a mudança no ensino brasileiro, onde investiu em professores nomeados pelo governo para assumirem as aulas dadas pelos jesuítas, além disso financiou a mudança. Vale lembrar que nem todos os estados receberam de forma democrática essa verba, causando diferenças que perpetuam até hoje entre os estados no setor da educação.
c-)_(CORRETO) A proposta de criação de vinculação de recursos à Educação já era discutida no País em 1921, quando foi realizada a Conferência Interestadual do Ensino Primário, no Rio de Janeiro. Propunha-se que os estados que aderissem ao sistema de financiamento da educação aplicassem, pelo menos, 10% de sua receita.
EXPLICAÇÃO: A conferência foi organizada com o objetivo principal de democratizar o acesso ao ensino e a aplicação de repasse de recursos as escolas e fundações.