Respostas
Olá bom dia
O que falar? Olha, esse assunto é muito extenso, mas eu já estudei o básico dele, e posso resumir pra você algumas coisas:
1) A Depressão é como se fosse uma "aglomeração" de sintomas diferentes, que contribuem pra um quadro clinicamente muito difícil de solucionar - mais facilmente administrável com o uso de medicamentos. Então tenha em mente que se você quer ajudar verbalmente alguém com depressão, precisa ter muita paciência, pois os resultados não serão visíveis tão rápido.
2) Indivíduos com Depressão em geral tem a tendência de além de serem fundamentalmente solitários - não agem com congruência. O que quero dizer com "Congruência"? É o que vulgarmente podemos dizer de uma pessoa que pensa uma coisa e faz outra. Não, não é Contradição - a incongruência é uma limitação nas ações gerada pelas limitações do ambiente. Em outras palavras: não é intencional.
Essas pessoas não querem e nem conseguem "abrir" seus corações em conversas - e muitas já até desistiram de conversar sobre o assunto, pois a experiência de vida deste grupo demonstra o padrão comportamental que envolve a descrença no ato de discutir problemas.
Dito isso - caso queira ajudar uma pessoa com Depressão de um ponto de vista mais imediato, tente entender aos poucos como a mente dela funciona, e se insira no ciclo social dela - até ela começar a confiar em você, ao ponto de quebrar a barreira da descrença e por fim, dividir suas memórias e dilemas abertamente.
Seja sincero - "fale sua mente". Se você confia em suas intenções de verdade e está disposto a ajudar essa pessoa - não precisa ter medo de ser espontâneo e sincero, todos apreciam espontaneidade e sinceridade.
3) Participem de grupos - um dos grandes problemas que agravam o quadro de um depressivo, é o isolamento social. Quebre isso. Tente leva-lo para algum lugar com algum amigo seu, e diga seus planos para esse outro amigo, para que vocês possam trabalhar em conjunto pra fazer o depressivo perceber que ele pertence à um grupo e que sua opinião importa.
Tente faze-lo dar sua opinião sobre algo da sua vida que voce está disposto a mudar, e ceda à opinião dele sobre o possível caminho a ser tomado - ele sentirá que a opinião dele foi importante e mudou algo para alguém.
4) Faça Planos - não sei a proximidade de vocês dois - mas tente fazer planos ou pelo menos discuti-los com o depressivo. Uma das coisas mais importantes que incentiva humanos, é planejar seu futuro, e aos poucos conseguir ir montando o caminho até lá. Pessoas sem nenhum tipo de planejamento são muito mais vulnerável a atos súbitos e impensados - visto que qualquer ação não entrará em conflito com plano algum, já que estes não existem.
Bem, é isso
espero ter ajudado um pouco.
Existem muitos outros sites com artigos bem específicos sobre o tema, eu sugiro que visite muitas páginas antes de oficialmente começar a agir
Boa sorte