• Matéria: Pedagogia
  • Autor: Aline2805
  • Perguntado 8 anos atrás

Froebel foi o primeiro educador a pensar sobre as especificidades das crianças pequenas, para ele a criança é considerada como uma planta que se desenvolve a partir dos cuidados e nutrientes necessários ao seu crescimento. Assim, nascem os chamados Jardins de Infância (Kindergartens), lugar onde as mais variadas plantas se desenvolvem, conforme os cuidados ofertados por um jardineiro atento às necessidades de cada espécie. SANTANNA, A.; MIRANDA, A. C. T.; SANTIN, R. H. Teoria e Prática na Educação Infantil. Maringá: UniCesumar, 2018. Em relação aos estudos desenvolvidos por Froebel, podemos mencionar que o papel do professor/educador neste estabelecimento era:
Alternativas
Alternativa 1:
No Jardim de Infância o papel do professor/educador era o de potencializar a racionalidade latente na criança e o desenvolvimento das virtudes, tornando-a um sujeito ativo na sociedade.

Alternativa 2:
No pensamento froebeliano a criança era vista como uma folha em branco à espera de preenchimento, isto é, sua visão era totalmente mecanicista e tradicional, sendo o professor/educador o único detentor do conhecimento.

Alternativa 3:
Para Froebel, o professor/educador acabava corrompendo e destituindo a liberdade das crianças. Em outras palavras, a criança nascia em um estado de inocência e bondade e a vida em sociedade a corrompia, sobretudo a escola.

Alternativa 4:
No Jardim de Infância o papel do professor/educador era o de auxiliar no desenvolvimento das boas inclinações, ignorando os vícios e acostumando as crianças com as atitudes corretas. Assim, o desenvolvimento da razão pelo processo educativo é o elemento norteador da transformação do indivíduo.

Alternativa 5:
No jardim de infância o papel do professor/educador era o de estimular a curiosidade naturalmente despontada na criança. Partindo do desejo infantil de aprender e integrar-se ao mundo, o professor/educador deverá começar pelo que a criança já conhece, ouvindo suas ideias e relacionando todo esse processo com amor, respeito e liberdade.

Respostas

respondido por: isaleivas
14

a minha resposta é a numero 4 espero poder ajudar


Jana32Santos: É a 4 ou 5?
carlarosdasilva: Alternativa 5, pág 40 do livro
respondido por: brendaisis
20

Olá!

Acerca dos estudos importantíssimos desenvolvidos por roebel, podemos compreender que seu papel como educador e propagador do conhecimento era caracterizado principalmente por estimular a curiosidade que já é inerente à criança, fazendo com que este possa ter suas ideias ouvidas, bem como seus parâmetros de amor e liberdade.

Alternativa 5 é a correta: No jardim de infância o papel do professor/educador era o de estimular a curiosidade naturalmente despontada na criança. Partindo do desejo infantil de aprender e integrar-se ao mundo, o professor/educador deverá começar pelo que a criança já conhece, ouvindo suas ideias e relacionando todo esse processo com amor, respeito e liberdade.

Perguntas similares