Como fica a educação no Brasil após 1549? Que tipo de educação se instala ? A educação era destinada a todos ? Quais os interesses estavam envolta da questão educacional? Ainda percebemos influências do modelo educacional colonial em alguns aspectos na atualidade?
Respostas
Olá!
O processo de educação aconteceu o “brevíssimo século XVI” compreende ao processo pedagógico conhecido como “pedagogia brasílica”. A atuação pedagógica dos jesuítas influenciou o modo de educar os indivíduos na colônia segundo as suas posições sociais.
O plano de estudos que se iniciava com o aprendizado do português (para os indígenas); prosseguia com a doutrina cristã, a escola de ler e escrever e, opcionalmente, canto orfeônico e música instrumental; e culminava, de um lado, com o aprendizado profissional e agrícola e, de outro lado, com a gramática latina para aqueles que se destinavam à realização de estudos superiores na Europa (Universidade de Coimbra).
A atuação pedagógica dos jesuítas influenciou o modo de educar os indivíduos na colônia segundo as suas posições sociais. Isso levou a níveis distintos de instrução: para os índios, os rudimentos da língua e os oficios; para os brancos libertos, os rudimentos da escrita, da leitura e os oficios; para as classes abastadas, os ensinos superiores que garantiriam a manutenção da estrutura de poder; já para os escravos africanos e alforriados, os oficios
Ou seja, a educação tinha caráter de catequização dos índios, ensino do oficio e manutenção da colonia..
Espero ter ajudado. Abraços!