Respostas
m situações de derramamento de petróleo, o produto se espalha rapidamente pelo mar, contaminando a água e ameaçando a vida de plantas e animais marinhos. O plâncton é a primeira espécie a ser contaminada e, como ele serve de alimento para muitos peixes, esses animais também são rapidamente envenenados e acabam morrendo. Este é um ciclo que se estende por toda a cadeia alimentar.
Além disso, a presença do petróleo na superfície marinha cria uma mancha negra — também conhecida como maré negra — que bloqueia a passagem da luz e do calor do sol, impedindo as algas de realizarem a fotossíntese. Com isso, a quantidade de oxigênio na água diminui consideravelmente e os peixes morrem.
As composições tóxicas do petróleo também se impregnam nos tecidos de peixes, mamíferos, tartarugas e outras espécies marinhas, resultando em distúrbios reprodutivos e cerebrais e impedindo a regulagem da temperatura corporal — essencial para a sobrevivência dos animais. Nas aves, o óleo se acumula nas penas, fazendo com que elas não consigam nadar e morram afogadas.
Por fim, o vazamento de petróleo também prejudica as comunidades litorâneas que utilizam a pesca como meio de sobrevivência.
petróleo polui e contamina o ecossistema, provocando a morte de espécies vegetais o mesmo problema pode ocorrer por exemplo, com focas, tartarugas e leões marinhos entre outros !