TEXTO 1
Esta estatueta cicládica (1) [...] tem uma postura alerta, que talvez reflita uma sociedade menos incerta e mais avançada. Embora careça de mãos, seus braços cruzados e magros [...] decerto parecem mais vigorosos e potentes que os débeis tocos que repousam sobre os seios inflados das figuras da Idade da Pedra. Está entrincheirada, abraçando só a si mesma.
Mas a atitude dos ídolos cicládicos pode ser uma miragem provocada pela mudança de contexto. Fotografadas e exibidas em museus, as estatuetas são dispostas verticalmente, como se estivessem de pé. Como a Vênus de Willendorf (2), porém, elas talvez devessem originalmente se reclinar como adormecidas ou mortas, preparadas para a imolação ou a sepultura.
Camille Paglia ajuda a interpretar artefatos pré-históricos, pois lembra que
a) a relatividade entre atividade e passividade é marca da visão de mundo do período arcaico.
b) o gestual é elemento importante para a captação de orientação mística de uma obra primitiva.
c) a arte das sociedades antigas trabalha com princípios estéticos e formais de caráter universal.
d) o caráter sintético de traços dificulta a compreensão da arte remanescente da Idade Antiga.
e) a leitura de um objeto pode falhar por causa da maneira com que é observado na atualidade.
Respostas
respondido por:
34
Camille Paglia aponta, no texto, que os objetos de arte escavados muitas vezes não são apresentados nos museus de "maneira correta", pois foram concebidos de determinado modo, modo este que pode ter se perdido no tempo, e são exibidos de um outro modo, fazendo com que o objeto de arte "se apresente" de uma maneira estranha, falsificando a compreensão/interpretação acerca do mesmo.
Não há, no texto, referências ao misticismo, a defesa da tese de uma estética que transcende o tempo, a defesa do relativismo como marca do passado, de modo que, pelo que foi exposto, é mais correta a alternativa E.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás