1) Descreva os impostos cobrados na região Mineradora ?
4) Explique as influências que norteram a conjuração Mineira
6) Quais as causas da Conjuração Baiana ?
7 ) Quais os fatos que influenciaram a Conjuração Baiana ?
8) Quais os objetivos da Conjuração Baiana ?
9) Explique as diferenças entre a Conjuração Mineira e Baiana ?
Respostas
1) Quinto: Todo ouro encontrado pelos colonos devia ser levado para as casas de fundição. Nesses locais, controlados por autoridades da coroa portuguesa, eram retirados 20% (um quinto).
Capitação: Era um imposto cobrado, principalmente, dos colonos da região aurífera. A cobrança era baseada no conjunto de propriedades (imóveis e escravos, por exemplo) que a pessoa possuía.
4) Houve uma forte influência do iluminismo.
6) Insatisfação popular com o elevado preço cobrado pelos produtos essenciais, entre eles os alimentos. Além disso, muitas pessoas reclamavam da carência de determinados alimentos; Forte insatisfação com o domínio de Portugal sobre o Brasil. O ideal de independência estava presente em vários setores da sociedade baiana.
7) A Conjuração Baiana recebeu uma importante influência dos ideais iluministas da Revolução Francesa.
8) Defendiam a emancipação política do Brasil, ou seja, o fim do pacto colonial com Portugal; defendiam a implantação da República; queriam liberdade comercial no mercado interno e também no comércio exterior; desejavam liberdade e igualdade entre as pessoas. Portanto, eram amplamente favoráveis à abolição dos privilégios sociais e da escravidão; reivindicavam aumento de salários para os soldados.
9) Entre as diferenças, podemos observar a orientação dos movimentos, a Inconfidência Mineira foi um movimento elitista, já a Conjuração Baiana tinha um caráter popular; na Bahia falava-se em abolição da escravidão, algo que não era cogitado pelos inconfidentes de minas.
Espero ter ajudado!