As origens históricas da Linguística são fundamentais para se compreender os estudos atuais sobre essa ciência. A respeito desse assunto, leia as seguintes assertivas: I. Os primeiros traços do pensamento linguístico surgem na França. II. O sistema de escrita denominado hieroglífico evoluiu para os sistemas alfabéticos, adaptados pelos gregos, chegando ao que conhecemos hoje. III. Os estudos gramaticais nas diferentes civilizações se desenvolveram diante da necessidade de preservação da fala e em desarticular os territórios conquistados. IV. A língua, por ser considerada uma dádiva humana, era utilizada em pesquisas científicas. É correto o que se afirma em:
Respostas
I - falso
O erro está em dizer que o pensamento linguístico surgiu na França, quando na verdade surgiu no Oriente Médio, no período que vai do terceiro ao primeiro milênio a.C.
II - verdadeiro
As primeiras formas de escrita eram os ideogramas pictóricos (hieróglifos), que usavam imagens ou figuras para representar uma ideia. Depois, os fenícios criaram o alfabeto, que foi incorporado e adaptado pelos gregos na forma como o conhecemos hoje.
III - verdadeiro
Para preservar e descrever sua língua, várias civilizações desenvolveram os estudos gramaticais, pois, através de normas, a língua seria passada adiante aos descendentes e até para outros povos, cujos territórios conquistados seriam unificados por uma só língua.
IV - falso
O erro está em dizer que a língua era uma dádiva humana e usada em pesquisas científicas. Na verdade, a língua era considerada uma dádiva dos deuses, e por isso empregada em rituais religiosos.
Resposta: II e III são verdadeiras.