• Matéria: Saúde
  • Autor: PedroLucasP1628
  • Perguntado 8 anos atrás

Uma criança com 1 ano de idade, apresentando febre, dor de garganta, anorexia e prostração, foi levada a um serviço médico infantil. O pediatra solicitou hemograma, que apresentou aumento de leucócitos, com linfocitose acentuada e poucos linfócitos atípicos. Analisando esse resultado, acrescentou na solicitação a reação de monoteste, cujo resultado foi não-reagente, anticorpos anti-rubéola IgG e IgM, onde o IgG foi reagente e o IgM não-reagente, bem como anticorpos anti-capsídeo viral para Epstein-Barr vírus IgG e IgM, ambos reagentes. As transaminases solicitadas apresentaram valores acima da normalidade, mas as pesquisas do vírus da hepatite B e dos anticorpos para hepatite C e A foram não-reagentes. Correlacionando esses resultados, o médico diagnosticou que doença?

Respostas

respondido por: BiaBomfim
20

Olá,


Analisando os exames pedidos podemos chegar as seguintes conclusões:


  1. O aumento de leucócitos, com linfocitose acentuada indica que o corpo da criança está combatendo uma infecção, que pode ser viral ou bacteriana, em raros casos são indicativos de doenças autoimunes.
  2. Hepatite A, B e C e monoteste foram não reagentes, eliminando a probabilidade de serem estas doenças.
  3. Reagente ante-rubéola foi testada apresentando os seguintes resultados: IgG foi reagente e o IgM não-reagente, ou seja, o corpo já teve contato com este vírus (IgG indica contato passado), mas não esta ativo no momento, indicador de provável vacinação contra Rubéola.
  4. Anticorpos anti-capsídeo viral para Epstein-Barr vírus reagentes no IgM, o que indica que este vírus esta ativo no organismo.
  5. Transaminases solicitadas apresentaram valores acima da normalidade, indicando que o vírus foi para o figado.

Considerando estes fatos e sintomas apresentados a criança apresenta Mononucleose, doença comum para a idade e que de acordo com o quadro podem ou não serem receitadas medicações para combater o vírus. No caso deve se tratar de um caso crônica, já que o monoteste não identificou a presença de infecção causada pelo vírus.

Perguntas similares