A capoeira chegou ao Brasil junto com os escravos africanos e, em terras brasileiras, foi adaptada para o que é hoje. Ela foi proibida pelo Código Penal de 1890, e os praticantes foram perseguidos pela polícia, o que perdurou até 1937. Depois a prática passou a ser estruturada em duas escolas: a Capoeira Angola e a Capoeira Regional. Nos últimos anos, a capoeira recebeu importantes distinções como manifestação cultural: o registro como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, por iniciativa do Instituto do Patrimônio Histórico e Cultural (Iphan), em 2008, e o reconhecimento da roda de capoeira como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em 2014. BRANDÃO G. Comissão de Educação aprova projeto que permite o ensino de capoeira nas escolas. Disponível em: www12.senado.leg.br. Acesso em: 5 ago. 2015 (adaptado). Com base nas informações do texto, a prática da capoeira pode ser considerada uma a) convenção esportiva que se limita à atividade física. b) expressão cultural que remete à resistência dos negros. c) ação esportiva que exige perfil físico ideal de seus praticantes. d) manifestação cultural proibida em razão da má índole dos ex-escravos. e) demonstração cultural com músicas que recriam a cultura dos escravos.
Respostas
respondido por:
12
Olá!
A alternativa B) é a correta.
Atualmente, a capoeira pode ser vista como uma expressão cultural que remete a resistência dos negros, mas quando foi trazida para o Brasil, logo no início da escravidão, era uma arte marcial camuflada de dança.
A capoeira atualmente é um esporte que pode ser treinado tanto para a dança, a expressão cultural, como para a luta, apesar de sua pratica como luta ser bem restrita atualmente.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás