A filósofa americana Angela Davis, no livro “Mulheres, raça e classe”, ao discutir a ideia de “feminilidade” criada no bojo do processo de industrialização das principais economias mundiais ao longo do século XIX, aponta para o viés classista, mas também para o caráter racista de tal construção. Marque a alternativa a seguir que não corresponde às afirmações de Davis. a. A autora mostra, por exemplo, como a disputa política pelo direito ao voto para as mulheres, motor do movimento sufragista, significou, em determinados contextos, como no período pós-Guerra Civil, uma estratégia de inclusão das demandas das mulheres negras, já que a ampliação do voto às mulheres negras fortalecia a conquista do voto feminino; b. Entretanto, mesmo que as líderes do movimento das mulheres lutassem prioritariamente pela concessão do voto às mulheres, enquanto a massa das trabalhadoras estivesse mais preocupada com os seus problemas imediatos (salários, jornadas, condições de trabalho), houve, mesmo com um viés de classe, um maior envolvimento do movimento de mulheres nas lutas operárias das mulheres no período pós-guerra. c. Davis, ao mesmo tempo em que aborda o profundo vínculo ideológico, entre racismo, viés de classe e supremacia masculina, também discute o racismo presente no movimento sufragista feminino; d. Davis observa que, no interior do movimento das mulheres, em seus primeiros anos, constituído principalmente por mulheres brancas e de classe média, pouco se discutia as condições sociais da população branca trabalhadora, as quais constituíam a maioria do proletariado; e. Aquilo que é definido como uma demanda política das “mulheres” pode se configurar, no raciocínio de Davis, de maneira a defender interesses particulares, de uma determinada classe ou grupo social;
Respostas
respondido por:
12
Olá!
A alternativa C não se enquadra nas teorias de Davis.
Partindo deste ponto, a autora utiliza as noções acerca da disputa política em busca de condições através do movimento sufragista, deram a oportunidade do voto para a mulher, porém, tornaram excluídas as mulheres negras.
Deste modo, observamos que essa é uma questão complexa pois o debate racial nos Estados Unidos por muito tempo não era favorável para a comunidade negra, sendo o voto da mulher negra realizado apenas anos mais tarde.
Até mais!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás