O fermento biologico muito utilizado na cozinha e é preparado em dois tipos: o químico e o biologico. No fermento químico, as reações de decomposição ocorrem quando o bicarbonato gera gás carbônico e água, fazendo com que a massa aumente o volume. Essa reação é auxiliada pelo aumento de temperatura e sô cessa quando todo o fermento reage. Ja o fermento biologico, para reagir, precisa de glicose que alimenta a levadura:o fungo ingere glicose, e seu metabolismo transforma em álcool e gas carbonico que o calor expande a massa. Durante o processo industrial de produção dos fermentos o tipo de fermento que precisa de verificação das espécies de fungos presentes no produto pelo fabricante é o?
Respostas
respondido por:
3
É o fermento biológico que depende da presença de fungos para que "funcione", pois é somente nele que as reações que fazem com a massa cresça são causadas pela ação dos fungos (seu ciclo biológico), enquanto que no fermento químico, que é usado para bolos, por exemplo, as reações são químicas e não há a presença de fungos.
O fermento biológico é usado há milênios pelos seres humanos, desde uma época em que nem mesmo sabíamos o que eram os fungos, de modo que foram usados na produção de massas e queijos pelos antigos egípcios, romanos e chineses.
Sendo assim, é na produção do fermento biológico que é necessário verificar a presença de fungos.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás