De acordo com Brito (1989, p. 106), na escola é preciso salientar as variedades linguísticas, pois a sociolinguística argumenta que “nenhuma variedade linguística é melhor ou pior que outra”. O que existe por trás dessa ideia é um equívoco acerca das noções de certo e errado, já que a escola de hoje não recebe apenas alunos provenientes das camadas mais beneficiadas da população. A democratização da escola, ainda que falsa, trouxe em seu interior outra clientela e com ela diferenças dialetais bastante acentuadas. Assim, os professores não ministram aulas só para aqueles que pertencem a um determinado grupo social. Os inúmeros atos de fala que se verificam numa comunidade são, indubitavelmente, variados. Pode-se afirmar que nenhuma língua se apresenta como entidade homogênea, mas, representada por um conjunto de variedades, que são:
Respostas
Olá!
Parece que você se esqueceu das alternativas.
I. Variedades espaciais ou dialetos geográficos.
II. Variedades de classe social ou dialetos sociais.
III. Variedades de sexo ou dialetos masculino e feminino.
IV. Variedades de grupos de idades ou dialetos etários.
V. As variações de gerações ou diacrônicos. Ex.: o português arcaico, etc.
A reposta correta é : Todas as afirmativas estão corretas.
Dessa forma, dentro do ambiente escolar é essencial que haja um enfoque para a plurialidade cultural, ou seja, que os individuos sejam capazes de identifcar e se conscientizar a respeito dos diversos tipos de variedades que existem na sociedade, como os citados acima.
A partir disso, forma-se um individuos mais justo e consciente, essencial para uma formação íntegra.
o Brasil é um país de dimensões continentais .seu tamanho proporciona uma diversidade de cenários ecológicos é humanos que e encontrado em poucas regiões,do planeta.
os limites territoriais de nossas nação se dão em regiões bastantes,por conta disso.Mais o sul por extremo meridional , do pais temos o modo criosfera 1,na Antártica que esta sob jurisdição brasileira.Em termos de territorio comum,podemos dizer que o ponto mais meridional da região do Arroio Chuí,no Rio Grande do Sul.Mais ao norte,no extremo setentrional do Brasil, temos a nascente no Rio aila,no estado de Roraima,seguido pela terra indígena Raposa.Serra do Sol em Urimata,no mesmo estado.