O gerenciamento dos custos logísticos pode ser evidenciado de acordo com o objetivo desejado, ele permite desenvolver um sistema para atender uma atividade, um conjunto de atividades ou, até mesmo, todas as atividades existentes dentro da empresa ou externa a ela.
Em um contexto mais amplo, a gestão de custos logísticos pode e deve extrapolar os limites da empresa. Nesse caso, consideram-se, assim, as atividades desenvolvidas por outros membros ou empresas da cadeia logística. Nem sempre evidentes, os custos logísticos são relevantes tanto para a economia dos países como para as empresas. Por exemplo, o custo com transportes é um componente de peso no custo total de bens e mercadorias. Essas questões dão relevância à gestão dos custos logísticos como um fator determinante para o custo de vida de uma determinada população. Em relação ao Brasil, estima-se que os custos logísticos relacionados ao PIB (Produto Interno Bruto) são relativamente mais altos que em relação às economias de Primeiro Mundo.
Considerando o texto introdutório acima e seu entendimento (com base no material da disciplina) descreva sobre as razões para que os custos logísticos sejam tão elevados.
Respostas
respondido por:
2
Oaph, amigo(a)!
Vou te ajudar nesta questão.
Em síntese, os custos são considerados fatores financeiros que influenciam direta e indiretamente nas atividades logísticas. Nesta lógica, os custos logísticos podem ser variáveis e invariáveis. Como exemplo de um custo variável, podemos destacar: gastos com energia elétrica para a manutenção do centro de distribuição.
Desta maneira, as empresas possuem custos logísticos elevados pelas seguintes razões:
manutenção das atividades - principalmente nos gastos com água e energia elétrica (variáveis);
recebimento e distribuição de mercadorias - gastos com combustíveis e manutenção dos caminhões;
necessidade de um ponto fixo - muitas empresas pagam aluguel do centro de distribuição.
Até a próxima!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás