Para que ocorra a verdadeira mudança, no que concerne à diversidade, é importante que as práticas pedagógicas tenham as diferenças como alicerce. Assim, o currículo escolar precisa ser uma construção coletiva, a qual compreenda a comunidade escolar como um todo. Nesse caso, ter-se-á, na sua base, a política da diversidade e o combate à discriminação, além da compreensão dos diferentes discursos sociais e escolares. Arrisca-se, então, dizer que o currículo seria um reflexo da realidade. No que diz respeito à escola, ao currículo e ao combate às diferenças, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Respostas
As afirmativas são:
( ) A diversidade, em si, traz a marca da diferença e da multiplicidade.
( ) O conhecimento da diferença, por si só, faz o ser humano ser tolerante.
( ) Ser tolerante, em si, passa pelo questionamento dos valores homogêneos, os quais excluem o diferente.
( ) Para admirar e respeitar as diferenças, é preciso compreender como estas estão imbricadas e constituídas no bojo da sociedade
São verdadeiras as afirmativas I, III e IV, pois a diversidade é, por sua própria natureza, a existência de muitos modos distintos entre si de ser, todos eles equivalentes, sendo esta uma característica básica. Desta diferença nasce a necessidade de ser tolerante, para que haja uma melhor convivência social, tolerância que passa pela admiração daquilo que diferencia, sem hierarquizar, as pessoas.
A segunda afirmativa é falsa, pois o conhecimento da diferença também pode mover a intolerância, de modo que o outro pode ser apresentado como diferente e inferior, o que iria justamente no sentido contrário do pretendido.
b) V - F - V - V.....