1)Com uma modernização industrial tardia, o espaço geográfico brasileiro conheceu profundas transformações ao longo dos últimos cem anos, sendo algumas delas a urbanização acelerada e a concentração espacial da população em metrópoles. Um dos efeitos dessas ocorrências foi:a) a formação de núcleos urbanos avançados em todo o país.b) a difusão de políticas de controle habitacional.c) a expansão e crescimento de áreas de preservação e áreas urbanizadas.d) a proliferação de áreas periféricas e favelas em grandes cidades.e) a diminuição dos problemas sociais no campo.2-É comum encontrar, nas referências sobre a urbanização no século XX, menções ao fato de ela ter sido fortemente marcada pela metropolização. De fato, as metrópoles são fundamentais para se entender a vida urbana contemporânea. A respeito das metrópoles modernas brasileiras, pode-se afirmar que:a) não são aglomerações tão grandes quanto as de outros países, porque elas são
Respostas
Resposta:
1- c) Execução de políticas públicas voltadas apenas para a população das cidades.
2-d) a proliferação de áreas periféricas e favelas em grandes cidades.
Explicação:
flw
1) São consequências da urbanização acelerada e da falta de planejamento urbano: a proliferação de áreas periféricas e surgimento de favelas nas grandes cidades (letra D).
Letra D: a proliferação de áreas periféricas e favelas em grandes cidades.
A divisão socioeconômica dos espaços urbanos
A divisão socioeconômica dos espaços urbanos é conhecida como segregação socioespacial. De um lado, as pessoas com mais recursos financeiros costumam moram em áreas privilegiadas (e com acesso a mais serviços públicos).
Por outro lado, as pessoas mais pobres costumam morar em áreas periféricas (sem acesso a muitos serviços públicos).
Aprenda mais sobre o tema consequências da urbanização acelerada no Brasil em:
https://brainly.com.br/tarefa/10532369
2) A aglomeração multimunicipal representam uma consequência do surgimento de uma metrópole (letra B).
Letra B: são configurações cujas dinâmicas, em alguns casos, levaram seus limites para além do núcleo municipal de origem, formando aglomerações multimunicipais.
A aglomeração multimunicipal
A aglomeração multimunicipal é baseada na circulação de pessoas, capitais financeiros, matérias-primas e mercadorias entre as cidades que compõem uma determinada região metropolitana. Naturalmente, a metrópole costuma se destacar pelo maior fluxo de pessoas (com as redes de transportes), capitais financeiros e mercadorias.
Portanto, fica claro que a aglomeração multimunicipal pode gerar benefícios econômicos para uma determinada região metropolitana.
Aprenda mais sobre o tema metrópoles brasileiras em:
https://brainly.com.br/tarefa/22719402
Mantenha-se firme na busca pelos seus objetivos de vida!
#SPJ3