Respostas
porque: resposta
por quê: final de frase(Marcos é lindo ? orr quê !?)
porquê: motivo, razão
Olá, tudo bem?
Utilização dos porquês
Porque (junto e sem acento) é utilizado com a finalidade de esclarecer algum problema ou até mesmo a sua causa. O porque (junto e sem acento) é posicionado no interior da frase e é empregado em afirmações e respostas.
Palavra equivalente: Pois.
Exemplo: Gosto de você porque é uma pessoa fiel.
Porquê (junto e com acento) é um substantivo no qual se caracteriza pela antecipação de um artigo, sendo na maioria das vezes a letra o. Lembre-se que quando uma determinada palavra estiver precedida de um artigo (tanto definido como indefinido), refere-se a um substantivo. Assim como a forma antecedente, o seu posicionamento é no interior da frase.
Palavra equivalente: Motivo.
Exemplo: Não sei o porquê da sua raiva.
Por que (separado e sem acento) é usado para realização de uma pergunta de forma direta (apresenta o ponto de interrogação) ou indireta (não apresenta o ponto de interrogação). Em relação a sua posição, pode está localizado no início ou no interior da frase.
Palavra equivalente: Por qual razão.
Exemplo: Por que você não veio à aula?
Por quê (separado e com acento) também é empregue em pergunta de forma direta (apresenta o ponto de interrogação) ou indireta (não apresenta o ponto de interrogação), porém, a colocação é feita ao final da frase.
Observação: Além da frase interrogativa, o por quê(separado e com acento) pode ser utilizado em frase afirmativa.
Palavra equivalente: Por qual razão.
Exemplo: Estudar é importante, por quê?
Bons estudos =)